Deslocação à Luz termina com goleada, muito graças a erros defensivos
No final da tarde de Domingo, o FC Arouca visitou o Estádio da Luz, tendo sido goleado pelo Benfica (5-0). Na despedida de Rafa Silva em casa, perante os seus adeptos, os encarnados souberam explorar a seu gosto as debilidades reveladas pelos arouquenses.
Em relação ao último jogo frente ao Estrela da Amadora, Daniel Sousa promoveu os regressos de Arruabarrena, Bambu, Esgaio e Weverson. Já Roger Schmidt (novamente criticado pelos adeptos) alterou Neres e Marcos Leonardo por Florentino e Rafa, em relação à derrota em Famalicão que deu o título ao Sporting.
Desde bem cedo que o encontro foi de sentido único, com o Benfica a dominar o FC Arouca e a somar oportunidades de perigo. A habitual linha subida da defensiva dos Lobos de Arouca foi como peixe na água para Rafa Silva e companhia, já que, após uma ou duas situações em fora de jogo, os atletas encarnados começaram a conseguir explorar com relativa facilidade o espaço que daí advém. O perigo esteve presente desde início, pertencendo a Rafa a primeira oportunidade. De saída do Benfica no final da temporada, o avançado driblou Bambu e atirou para defesa de Arruabarrena (numa defesa considerada como a melhor da jornada). João Neves, Di Maria e João Mário continuaram a tentar afincadamente, contudo o 1-0 só viria a surgir ao minuto 25. Em novo lance de exploração encarnada das costas da defesa arouquense, Bambu foi imprudente e jogou a bola com o braço, valendo o primeiro penálti para o Benfica: Di Maria não desperdiçou a chance de marcar.
Daí em diante, foi um descalabro total. Cinco minutos depois, Montero bem tentou colocar Kokçu em fora de jogo, mas falhou o timing para o fazer. Estando em jogo e na cara de Arruabarrena, o turco tentou ultrapassar o guardião do FC Arouca, acabando derrubado pelo mesmo. Coube ao próprio médio do Benfica a marcação do penálti, que cobrou da mesma forma que Di Maria. Ainda antes do intervalo, Rafa Silva, à lei da bomba, fez o 3-0.
A segunda parte jogou-se a um ritmo mais tranquilo, com o Benfica a manter o domínio e o FC Arouca a inércia de dar resposta ao resultado. Logo ao primeiro minuto do segundo tempo, Rafa arrancou e, sem que Montero ou Weverson o conseguissem parar, fez o 4-0 picando a bola por cima de Arruabarrena. Tengstend, recém entrado na partida, assinou o 5-0 final, ultrapassando o guardião arouquense e encostando para uma baliza vazia.
Com esta derrota e a vitória do Moreirense, o FC Arouca, independentemente do que aconteça na última jornada, termina o campeonato em sétimo lugar. Também o Benfica está há muito fixo no segundo posto.
Suplentes Benfica:
S.Soares (GR), Spencer, Morato, Bernat (DF), Prestianni, (MD), Rollheiser, J.Rego, T.Gouveia, Tengstedt (AT)
Suplentes Arouca:
Valido(GR), M.Rocha, Milovanov (DF), Kouassi, Busquets, Vitinho (MD) Trezza, Puche, Lawal(AT)
Ficaram de fora Quaresma, P.Moreira (lesionados), Thiago, Hamache, Galovic, Moses (opção), Mujica (de saída)
Substituições Benfica:
65 – Saem Florentino e A.Silva, entram T.Gouveia e Morato
76 – Saem Kokçu e Di Maria, entram Tengstedt e Rollheiser
85 – Sai Rafa, entra J.Rego
Substituições Arouca:
50 – Saem P.Santos e Marozau, entram Trezza e Kouassi
76 – Saem Cristo e D.Simão, entram Puche e Busquets
85 – Sai Jason, entra Lawal
Arbitragem:
Fábio Melo, André.D, Sérgio.J e Ricardo.M. No VAR, Bruno Esteves e P.Brás
Disciplina Benfica:
Cartão amarelo a Florentino (36) e Di Maria (59)
Disciplina Arouca:
Cartão amarelo a Montero (28) e D.Simão (59)
Conferência de imprensa:
Daniel Sousa (Arouca) – “Não conseguimos assentar o nosso jogo. Responsabilidade minha, se calhar não preparei bem o jogo, a parte estratégica. Sofremos algumas situações que normalmente não concedemos, em termos de jogo ofensivo também falhámos passes de forma que não é habitual. Saio com tristeza porque a equipa merecia outro resultado, não pelo jogo em si, mas pelo que tem sido toda a época.”
Roger Schmidt (Benfica) – “Marcámos cinco, podíamos ter marcado mais, mas jogámos bom futebol, foi uma boa prestação da equipa.”
Foto: FC Arouca
Texto: Simão Duarte
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.