O tempo de “honra e glória aos Bombeiros Voluntários de Arouca” foi especialmente sublinhado pelo representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Vítor Machado, na sua intervenção, enquanto o exercício de gratidão ecoou em todos os discursos ouvidos nas diferentes intervenções que ocorreram, no passado domingo, na sessão solene que decorreu no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho – um dos pontos altos da comemoração do 47º aniversário da corporação e do Dia Municipal do Bombeiro.
O domingo foi preenchido com um vasto programa que incluiu a formatura geral, o hastear das bandeiras, a homenagem aos que partiram, a Missa Solene na Igreja Conventual, a bênção de 3 novas viaturas, diversas condecorações em parada (que serviu para a entrega de medalhas de grau cobre, prata e ouro e grau ouro dedicação, assim como o anúncio da promoção de bombeiros estagiários), sendo que para além da referida sessão solene, se realizou, já na tarde daquele dia, um desfile apeado e motorizado na Avenida 25 de abril, culminando a jornada com um convívio num dos restaurantes da vila.
O ponto alto foi, de facto, a sessão solene onde, para além de bombeiros e seus familiares, se encontravam autarcas (ainda que em pouco número), e, entre outras individualidades, os recém reeleitos Presidente da Direção, Celso Portugal e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Afonso Veiga, o Segundo Comandante sub-regional Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Leonel Alves, o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Vítor Machado, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca, José Gonçalves e ainda uma representante da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, Enf.ª Sara Pereira.
Esta sessão serviu para imposição de várias distinções honoríficas, atribuídas pela Liga dos Bombeiros Portugueses, sobre proposta do Comandante, José Gonçalves: Grau Cobre à oficial Bombeira de 2ª Marta Isabel Mendes Pereira, aos Chefes João Manuel Ferreira da Silva Bastos, Alexandre Manuel Almeida Ferreira e José Alberto Gomes de Sousa, Grau Ouro, ao Sr. António Augusto Teixeira Garrido, membro dos Órgãos Sociais desde o ano 2008, a Medalha de Dedicação e Altruísmo, à Vice-Presidente da Direção, Maria Glória Morais Ferreira Leite, membro dos Órgãos Sociais desde o ano 2002 (distinção recebida pela filha e o neto). Foi ainda entregue a Medalha de Agradecimento à Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém “pela sua inestimável colaboração e constante apoio à nossa organização.”
Por proposta da Direção foi atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses o Crachá de Ouro, ao Comandante José Manuel Carvalho Gonçalves, “que está ao serviço dos Bombeiros desde o ano 1979”, assim como Dario Tomé da Conceição, “enquanto membro dos Órgãos Sociais desde o ano 1985”. Dario Tomé, depois de homenageado, e na sua breve intervenção, mostrou-se particularmente emocionado, agradecendo o reconhecimento. Acabou por ser aplaudido de pé por todos aqueles que encheram o Salão Nobre.
Novos Corpos Sociais
Realizaram-se no passado dia 23 de março as eleições para os Corpos Sociais Bombeiros Voluntários de Arouca triénio 2024/2027
Direcção:
Presidente – Celso Portugal Ferreira da Silva
Vice-Presidente – Maria da Glória Morais Ferreira Leite
Secretário – José Dinis de Figueiredo Mendes
Tesoureiro – Carlos Alberto Noites Brito Peres
Vogal – António Manuel Moreira Martingo Pato
Assembleia Geral:
Presidente – Afonso da Costa dos Santos Veiga
Vice-Presidente – Fernando Noites Peres
Secretário – António Augusto Teixeira Garrido
Conselho Fiscal:
Presidente – Saúl Teixeira Pimenta
Vice-Presidente – Maria da Graça Ramos Peres
Secretário – Albino de Pinho Vieira da Silva
Texto: Óscar Pinho Brandão
Fotos: Carlos Pinho
(Noticia desenvolvida na edição impressa de maio)
Celso Portugal no uso da palavra
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.