Concerto de Páscoa em sexta Feira Santa

Por: José Cerca

Com a igreja do mosteiro de Arouca completamente cheia, realizou-se nesse magnífico espaço conventual, na noite de sexta feira santa, o “Concerto de Páscoa” pela Banda Musical de Arouca, sob a direção do maestro Ivo Silva.

Executado pelos 72 elementos desta centenária Banda arouquense e ensaiado ao longo de dois intensos meses, este Concerto foi composto pela execução de 3 peças.

A primeira peça “Via Crucis”, do compositor aveirense Carlos Marques, escrita em 2013, evocou musicalmente as 14 Estações da Via Sacra, ou seja, do caminho percorrido por Jesus, carregando a Cruz, desde o Pretório até ao Calvário, onde foi crucificado.

Refira-se que a Via Sacra é uma das devoções mais acarinhadas pelos católicos, sobretudo durante a Quaresma e durante a qual os fiéis percorrem, mental e fisicamente, as chamadas catorze estações percorridas por Jesus Cristo durante sua caminhada até ao Calvário.

Esta Via Sacra musical, magistralmente interpretada pela banda Musical, além da projeção de imagens adequadas a cada uma das estações, foi também acompanhada, pela explicação, em voz off, dos diversos andamentos desta “Via Crucis” o que ajudou o público a compreender melhor a expressão musical, com os seus diversos andamentos e os respetivos ritmos e efeitos musicais que pretendiam evocar momentos e ruídos ao longo das diversas estações.

Esta primeira peça terminou com um momento triunfal e apoteótico, tão bem transmitido pela execução musical, para exprimir o triunfo da Ressurreição de Cristo.

Seguiu-se uma Sinfonia em 3 andamentos intitulada “Meu Jesus! Ai, que Angústia” composta por Johann Sebastian Bach e durante a qual a tristeza e compaixão foram bem assinaladas pela respetiva execução musical.

O Concerto terminou com mais uma Sinfonia, esta do compositor espanhol Ferrer Ferran, intitulada “La Passió de Crist”. Inspirada nos evangelhos, esta composição evocou musicalmente os principais momentos da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Com uma magnífica interpretação da Banda Musical de Arouca, este “Concerto de Páscoa, executado na noite de Sexta-Feira Santa e transmitido em direto na página do Facebook do Município, foi o culminar artístico, musical e religioso do 2º dia do tríduo pascal, celebrado em todo o mundo católico como o mais importante e expressivo momento que antecede a Ressurreição de Cristo.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também