Peça de teatro “A Torneira de Ideias” apresentada em Arouca

Na sequência da aprovação do projeto “ATPT – Água da Torneira Para Todos”, ano âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA2020), a Águas do Norte assumiu o compromisso de organizar diversas atividades dedicadas à sustentabilidade e educação ambiental, as quais deverão representar um marco importante na missão que lhe está atribuída, de aproximar, educar, motivar e inspirar toda a comunidade para o Valor da Água.

Desta forma, “A Torneira de Ideias”, uma peça de teatro dirigido à comunidade escolar, foi apresentada no final de março no Município de Arouca, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca, tendo contado com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Cláudia Oliveira, e do Vereador com o pelouro do ambiente, António Carlos Duarte, estando presentes um total de cerca de 50 participantes.

A peça de Teatro apresentada conta a história de uma personagem que, praticamente sem contar, encontra uma torneira misteriosa de onde saem os objetos mais inesperados! Com Ludi, uma sorrateira ladra de ideias, e Cajeita, uma ciber-can@lizadora que não sabe apertar um parafuso, quase irá descobrir o verdadeiro valor das ideias. Porque surgem e para que servem? E se nunca forem realizadas? Nesta aventura de ideias, questões e enigmas, quase compreenderá o que realmente importa! Não há nenhum reino que sobreviva sem água. Por isso é a nossa verdadeira riqueza. Esta é uma jornada que demonstra a importância de resistir e de lutar pelas nossas convicções. Com as ideias a tornarem-se ações.

Pretende-se que a concretização desta iniciativa possa não só promover o consumo de água da torneira, pretendendo contribuir para ultrapassar a resistência existente na sociedade face a esta boa prática, mais sustentável, mais segura e mais saudável, como também evidenciar o compromisso da Águas do Norte com a causa da preservação e sensibilização ambiental, procurando-se ainda, de uma forma alegre, divertida e educativa, envolver igualmente a toda a comunidade, e em particular os mais jovens.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também