Grande participação popular no adeus a Joaquim Brandão de Almeida

Reações à sua morte chegaram de vários pontos da sociedade

Realizou-se no passado sábado, pelas 15h30, no cemitério local de Várzea, o funeral, com grande participação popular, de Joaquim Brandão de Almeida. Nos últimos dias as reações à sua morte têm-se multiplicado nas redes sociais vindas de vários pontos da sociedade arouquense. A Câmara Municipal de Arouca, no dia 12, fez um post onde salientou curvar-se perante a memória do antigo presidente, endereçando as “mais sentidas condolências à família. A presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, decretou luto municipal, nos passados dias 12 e 13, e determinou a colocação da bandeira do Município a meia haste, no edifício dos Paços do Concelho.

Também a Assembleia Municipal manifestou o seu “profundo pesar” pelo desaparecimento do antigo autarca, recordando o seu percurso ao “serviço dos arouquenses” nas mais variadas formas “em especial enquanto Presidente da Câmara Municipal de Arouca”. Por sua vez, o Futebol Clube de Arouca lembrou o respeito que tem pela figura de Joaquim Brandão de Almeida, assim como os seus “sócios e simpatizantes”, uma vez que foi seu “primeiro Presidente da Direção”, após a filiação do clube na Associação de Futebol de Aveiro na temporada de 1967/1968”. Ainda o PSD, JSD e a Distrital do PSD de Aveiro não deixaram de recordar na despedida este ilustre arouquense.

Sobre Joaquim Brandão de Almeida

Era natural residente da freguesia de Várzea. Foi presidente da edilidade antes e depois do 25 de Abril. Antes do 25 de Abril substituiu António de Almeida Brandão. Em democracia, e pelo PPD/PSD, foi eleito em 1979, 1982 e 1985. Foi também Presidente da Assembleia Municipal.

Além da vida política autárquica, o professor Almeida, como era conhecido, foi dirigente associativo, em importantes instituições como a AICIA e o Futebol Clube de Arouca, tendo tido responsabilidades máximas na Caixa de Crédito Agrícola de Arouca.

Foto_DR:FC Arouca

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também