Município de Arouca assinala festejos do Carnaval 2022

“Sem desfiles e nem bailes de máscaras, mas não menos folião do que manda a tradição”, referiu o município de Arouca. Assim será o Carnaval em Arouca, “onde a alegria e a sátira são rainhas da festa, que volta este ano às ruas com contenção, mas fazendo cumprir as velhas tradições do Entrudo, entre 20 de fevereiro e 1 de março.”

É a dar destaque às atividades de cariz mais tradicional que arranca a programação carnavalesca em Arouca, já no próximo domingo, dia 20, com a Associação Comissão de Melhoramentos de Souto Redondo a dinamizar o levantar do Velho do Entrudo. Diz a sabedoria popular que “quanto maior a virilidade do Velho do Entrudo, maior a festança local”. O início da atividade está previsto para as 15h30,do dia 1 de março, neste lugar da freguesia de Urrô, que será palco também da Queima do Velho, no Dia de Entrudo.

Na Biblioteca Municipal, as atividades serão dirigidas a outros públicos, com a edição carnavalesca da Escola de Mestres e o Ateliê “Geomáscaras”, em agenda, a 24 e 28 de fevereiro, respetivamente. A participação nas atividades é gratuita e carece de inscrição prévia obrigatória.

Imbuídos no espírito carnavalesco, também os agrupamentos de escolas de Arouca e Escariz celebram esta época festiva. A comunidade escolar dos jardins-de-infância e escolas básicas do 1.º e 2.º ciclos desenvolve, durante o mês de fevereiro, uma atividade que convida alunos e encarregados de educação a darem nova vida a materiais, reutilizando-os na construção de máscaras de Carnaval. Esta dinâmica artística terá como resultado uma instalação artística a ser apresentada em local público.

Carnaval 2022 | Programa

20 fevereiro (domingo)

15h30. O levantar do Velho do Entrudo

Associação Comissão de Melhoramentos de Souto Redondo

Souto Redondo, Urrô

24 fevereiro (quinta-feira)

14h30-15h30. Escola de Mestres – Carnaval (1)

Biblioteca Municipal de Arouca

28 fevereiro (segunda-feira)

10h30 / 14h30. Ateliê “Geomáscaras” (2)

Biblioteca Municipal de Arouca

27 de fevereiro (Domingo)

15h30. Queima do Velho

Associação Comissão de Melhoramentos de Souto Redondo

CMA

Foto: CMA

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também