Agrupamentos de Arouca e Escariz juntam-se para refletir sobre os resultados PISA

Programa procura avaliar a forma como alunos de 15 anos aplicam as competências de várias disciplinas

No passado dia 16 de novembro, a Escola Secundária de Arouca, sede do Agrupamento de Escolas de Arouca, recebeu um workshop, onde mais de 50 professores dos agrupamentos de Arouca e Escariz marcaram presença. O objetivo do workshop foi analisar os resultados dos testes “PISA para as Escolas”, e o planeamento da melhoria das aprendizagens, em ambos os agrupamentos.

Gonçalo Xufre, coordenador Nacional do Projeto Pisa para as Escolas nos Municípios, guiou os trabalhos onde estiveram também presentes Amélia Rodrigues, diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca, e Vítor Venceslau, diretor do Agrupamento de Escolas de Escariz. Sofia Teixeira, esteve a representar o Município de Arouca, um dos primeiros a aderir a este programa, que foi aplicado, em ambos os agrupamentos do concelho, no ano letivo de 2020/21, com uma amostra de 91 alunos.

O PISA, ou Programa Internacional de Avaliação dos Alunos, para as Escolas, serve para avaliar a forma como os alunos de 15 anos aplicam as suas competências em áreas como a Matemática, Leitura e Ciências, em contextos reais. O programa, através dos seus testes, avalia ainda as competências socioemocionais dos alunos, permitindo perceber de que modo o género e o índice socioeconómico dos alunos influenciam as suas competências.

Este projeto juntou docentes de Arouca desde o pré-escolar, até ao ensino secundário, tanto da área da gestão como da educação, também tendo como objetivo o fortalecimento da aprendizagem colaborativa entre as escolas de uma região através da partilha de informação e colaboração em rede.

Já foram realizadas duas sessões do PISA para as Escolas, onde foram feitas uma apresentação preliminar dos relatórios de resultados, e uma primeira análise em sede de cada uma das unidades e as reuniões vão continuar.

 

Foto: Agesc-Arouca

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também