União de freguesias de Canelas e Espiunca promoveu nova edição do evento União Convida à Cultura

A junta de freguesias de Canelas e Espiunca, em colaboração com as várias associações, promoveu mais uma edição do evento União Convida à Cultura, com iniciativas que decorreram de 6 a 10 de setembro.

Na quarta e sexta-feira houve atividades promovidas pelo Centro Juvenil Salesiano de Arouca, no âmbito do projeto Ser + Ativo, em Vila Cova e em Vila Viçosa, respetivamente. De igual forma desenvolveram-se bastantes atividades físicas, e de desenvolvimento cognitivo, que juntaram avós, netos e comunidade.

Mantendo a mesma lógica intergeracional, na quinta-feira decorreu a actividade “Saberes ao Cubo”, que juntou cerca de 80 pessoas de vários pontos da União de Freguesias, no Centro Social, onde também aconteceu uma desfolhada, proposta pelo Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca.

No mesmo dia, mas pela noite, houve cinema para toda a família, numa parceria com a ADRIMAG, e na noite de sexta a sede do rancho “As Lavradeiras de Canelas” encheu-se para um espetáculo com o Circo Leunam, um dos pontos altos deste evento, com magia, malabarismo e muita diversão para todas as idades.

No sábado de tarde, em Vila Viçosa, ocorreu um torneio de matraquilhos e um jogo de Futebol Canelas vs Espiunca, tendo estas atividades sido promovidas pelo Centro Cultural e Recreativo desse lugar.

Em Canelas, decorreu a tarde da criançada, com insufláveis e outras animações em parceria com a Associação de Pais e ainda uma aula de ginástica para todos com Sílvia Gonçalves, do projeto Dança e Movimento.

À noite, abriram-se barraquinhas com produtos locais e de artesanato, no centro de Espiunca, onde atuou o rancho folclórico “As Lavradeiras de Canelas”. O Centro Cultural e Recreativo S. Martinho de Espiunca apresentou a peça de teatro “Sem Limites”, inspirada pelo programa televisivo Preço Certo.

As atividades prolongaram-se noite dentro, com espetáculos do Dj Pedrosa e Intrusos, no espaço verde do bar Recanto do Paiva.

No último dia do evento, de manhã, em Canelas, decorreu um torneio da malha levado a cabo pelo Centro Recreativo e Cultural S. Miguel de Canelas, e mais uma edição dos Caminhos Marcados, desta vez nas minas de Canelas. Esta atividade da associação 4540 Jovem contou com a colaboração do Centro de Arqueologia de Arouca e da empresa local NatourWay, tendo sido feita uma visita à mina do Cabeço do Pereiro, para onde a deslocação foi feita de jipe, seguida de caminhada.

Seguiu-se o tradicional almoço convívio de seniores de Canelas e Espiunca, na sede do rancho, onde, durante a tarde atuou o duo Som Baile e foi feito o encerramento do evento, com a entrega de lembranças às associações que participaram. Em Espiunca, continuaram abertas as barraquinhas e atuou o grupo Extra Som.

O executivo da União de Freguesias faz um “balanço positivo” destes dias e salientou a boa colaboração do tecido associativo, bem como “a adesão da comunidade às atividades desenvolvidas”.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também