Anatomia Dentária

Anatomia é uma área específica na disciplina da Medicina Dentária que se dedica ao estudo da estrutura dos dentes. Sua formação começa mesmo antes do nascimento e o seu desenvolvimento e morfologia é ditada durante esse tempo.

Normalmente existem 20 dentes decíduos (leite) e 32 dentes permanentes (definitivos), divididos pela maxila e pela mandíbula e todos os dentes tem características que os distinguem.

Nos dentes saudáveis esperam-se encontrar esmalte, dentina e cemento na sua constituição. A Anatomia dentária está focada na divulgação dos nomes dos dentes e das estruturas das quais eles são feitos. Estas informações são importantes para os tratamentos odontológicos.

A Anatomia é fundamental para o sucesso e segurança de qualquer tratamento na medicina dentária. O conhecimento da morfologia e das caracteristicas anatomicas de cada dente e suas estruturas, possibilita a realização de procedimentos seguros e precisos que tem como objectivo a preservação e integridade dos seus dentes, além de ser importante para o planeamento dos procedimentos estéticos.

Influencia directamente os procedimentos e o resultado final dos tratamentos dentários, por isso é de extrema importância que o clinico de medicina dentária tenha sempre presente a anatomia de cada dente tanto da coroa assim como a raiz.

“…os fenómenos morfológicos, a forma e as funções condicionam-se mutuamente” (Marx)

sobre o autor
João Lourenço
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também