Projeto Raízes é apresentado na UP pelo Município de Vale de Cambra

O projeto é um plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar

A Universidade do Porto recebeu um encontro de trabalho no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

No encontro, onde marcaram presença a Vereadora do Pelouro da Educação e a Equipa do Projeto Raízes do Município de Vale de Cambra e partilharam-se os resultados, por parte de cada município da Área Metropolitana do Porto, no que diz respeito ao contributo para combater o abandono escolar e o insucesso, bem como para gerar novas lógicas de construção local da educação.

O Projeto Raízes, que se inscreve no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), foi apresentado na Universidade do Porto pela equipa multidisciplinar que o compõe, por forma a partilhar as boas práticas desenvolvidas no âmbito da promoção do sucesso educativo, no concelho de Vale de Cambra. A mesma equipa multidisciplinar intervém na educação pré-escolar (crianças com 5 anos), alunos do 1º ciclo e alunos do 2º ciclo (5º ano).

Durante o seu curto período de implementação (início em junho de 2018) o Raízes, ancorado no Gabinete de Avaliação e Intervenção, acompanhou individualmente 235 crianças, totalizando 1214 ações de avaliação e 2808 sessões de intervenção. Complementarmente tem vindo a desenvolver programas em contexto de sala de aula, envolvendo 1200 crianças de 70 turmas, num total de 460 sessões, contribuindo ainda ativamente para a capacitação dos atores educativos.

“Tem sido um percurso gratificante, baseado numa cultura de cooperação com o Agrupamento de Escolas, as Instituições locais, as associações de pais, as Juntas de Freguesia e sobretudo com as famílias, célula fundamental para o desenvolvimento equilibrado das nossas crianças e jovens”, destaca a Vereadora da Educação, Mónica Seixas que explica ainda que “reconhecendo a importância do impacto do Projeto como recurso de apoio na promoção do sucesso educativo, o Município assumiu a sua continuidade para além do financiamento comunitário que terminou em dezembro de 2021”.

O testemunho do “Raízes” além-fronteiras municipais, reveste-se assim, da maior importância na promoção do sucesso educativo local, proporcionando um ensino cada vez com maior qualidade no nosso concelho.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também