Artur Neves é o novo presidente da Assembleia Municipal

Em cerimónia realizada no passado sábado, no Salão Nobre da Câmara Municipal, tomaram posse os autarcas do município. Após o sufrágio efetuado entre vinte e um membros diretamente eleitos e as dezasseis inerências (presidentes de Junta de Freguesia), Artur Neves, foi eleito Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, contrariando assim a expetativa criada pelo facto da coligação PSD/CDS-PP ter a maioria neste órgão. Houve pois um voto que “passou” da coligação para o PS.

Após o anúncio da vitória, Artur Neves dirigiu algumas palavras de apreço ao novo Executivo, ao ex-Presidente da Assembleia, Elísio Brandão, assim como a todos os autarcas que o acompanharam ao longo dos três mandatos. Deixou ainda felicitações a todos o eleitos e augurou que “os próximos quatro anos serão de sucesso” político para a nova Câmara, acabando também por agradecer a confiança daqueles que votaram em si: “a vontade popular também foi aqui expressa” – disse ainda.

Margarida Belém: “uma honra servir Arouca e os arouquenses”

Depois de empossada pelo ainda Presidente da Assembleia, Elísio Brandão, Margarida Belém deu ênfase à importância do momento e falou da “alegria imensa e sobretudo uma enorme honra” pelo facto de ir servir Arouca e os arouquenses. Depois de recordar o seu pai (que há 42 anos esteve na presidência do município, e que se encontrava presente na cerimónia), assumiu a importância de, em cada um dos dias do mandato, cumprir “o seu legado e, acima de tudo, os valores que me transmitiu e que são trave-mestra na minha vida”.

As palavras seguintes foram para o presidente Artur Neves que “há 8 anos, acreditou em si” e lhe “concedeu o privilégio de integrar este projeto que, de forma audaz e corajosa, tem vindo a mudar a face de Arouca, construindo um município moderno e competitivo, orgulhoso das suas raízes e da sua identidade”, pelo que garantiu que irá “honrar o seu trabalho e dar-lhe continuidade, elevando ainda mais o desenvolvimento desta terra que tanto amamos”.

A nova edil, dirigindo-se sobretudo aos arouquenses, mostrou-se ainda convicta que em todo e cada dia do mandato “será minha missão fazer-vos cada vez mais orgulhosos da vossa escolha para que daqui a 4 anos todos digamos: Valeu a pena!” – disse ainda. Para tal realçou a importância que vai dar ao desenvolvimento económico, a criação de emprego e a preservação do património natural e ambiental, tendo como eixos fundamentais o turismo, a agricultura e a floresta, que serão áreas de aposta estratégica neste mandato. Prometeu ainda não descurar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na educação, na ação social e no desporto, sendo que a este nível, nos próximos 4 anos, será um trabalho de consolidação do que temos vindo a fazer.

Relançar o mosteiro como âncora do desenvolvimento cultural e turístico, criar o Via Verde Florestal – Gabinete estratégico da floresta e do desenvolvimento rural, prosseguir com a ampliação da rede de saneamento municipal e com a requalificação da rede viária municipal, continuando a lutar pela construção integral da Via Estruturante, prosseguir com a ampliação dos parques empresariais, criando mais lotes para a implantação de indústrias, implementar o CI3 – Centro Inovação e Incubação Industrial, continuar a apostar no desporto, com a ampliação dos complexos desportivos municipais, bem como continuar a promover a qualificação e competitividade de todos os arouquenses, são apenas algumas das iniciativas estratégicas que anunciou pretender concretizar.

Margarida Belém concluiu a sua intervenção assegurando que vai continuar a trabalhar “de forma empenhada, comprometida e séria, no aumento e melhoria da qualidade de vida de todos os arouquenses”. Até porque, para si, “só com uma liderança determinada e uma equipa coesa, experiente e competente, é possível continuar a caminhar de forma segura e confiante no futuro, dando continuidade a este projeto de desenvolvimento iniciado há 24 anos”.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também