O cantar das janeiras está ainda enraizado na identidade do povo arouquense, e ainda que os tempos sejam outros, há quem se dedique à preservação destas tradições. Um desses casos é o Orfeão de Arouca, que desde a sua fundação, realiza o Encontro de Janeiras de Arouca. Este ano, na 31.ª edição, que teve lugar no passado dia 21 de janeiro, na Loja Interativa de Turismo, participaram o Grupo de Cavaquinhos União Popular de Rebordosa (Lorvão, Penacova), o Conjunto Etnográfico de Moldes (Arouca), o Grupo de Música Tradicional “DouroEncanto” (Gondomar) e o Orfeão de Arouca.
O Grupo de Cavaquinhos União Popular de Rebordosa e o Grupo de Música Tradicional “DouroEncanto” aceitou o convite para participar neste encontro de janeiras, depois do Orfeão de Arouca se ter deslocado a Penacova e a Gondomar em outras ocasiões.
Após um convívio entre os grupos participantes, com a visita ao Museu de Arte Sacra e à Igreja Conventual, a visualização de dois vídeos sobre o Arouca Geopark e o jantar, os grupos desfilaram pelas ruas da vila antes de se apresentarem em palco.
O 31º Encontro de Janeiras contou também com a participação do ArouTeatro, que atuou em palco no final da apresentação de cada grupo, recriando uma cozinha tradicional e as desavenças entre um casal e o filho.
José António Noites Pinho, presidente da direção do Orfeão de Arouca, fez um balanço positivo do evento. “Correu bem, desde o jantar até à presença do público, correu tudo muito bem”, referiu em declarações ao nosso jornal, acrescentando que é uma iniciativa a manter por muitos anos.
No final das atuações procedeu-se à entrega das lembranças a todos os grupos participantes.
Texto de Andreia Borges
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.