FC Arouca competente e galvanizado conquista novo triunfo tranquilo (0-3)

Respira-se um ar mais fresco e tranquilo na equipa do FC Arouca, com a significativa melhoria na performance, individual e coletiva, jogo após jogo. Este sábado, 31 de janeiro, último dia do mês, os arouquenses regressaram às vitórias, com um triunfo por 0-3 no terreno do Rio Ave. Um triunfo justo, dada a boa performance dos arouquenses e a falta de resposta dos da casa.

No que às escolhas dos treinadores diz respeito, o Rio Ave apresentou-se com uma mão cheia de mudanças, já Vasco Seabra, nos arouquenses, apenas colocou Bas Kuipers em campo para o lugar do castigado Matías Rocha, com Fontán a regressar ao centro da defesa.

Assumir o controlo e chegar justamente ao golo

Desde cedo se viu que o encontro seria controlado pelos arouquenses. Um primeiro tempo pautado pela organização de ambas as equipas, que foram sempre conservadoras, sem procurarem desequilibrar o adversário, sob pena deste as ferir de imediato. Ainda assim, foram os arouquenses quem melhor estiveram no encontro, não só pelo maior número de remates, mas porque mostraram um jogar mais seguro, mais recuperações de bola a meio campo e um maior desejo de atacar.

Trezza assinou o primeiro remate do jogo, aos 8 minutos, rematando de primeira, mas alto e ao lado. Aos 12, Fukui esteve perto do golo, ao encher o pé à entrada da área, com o remate a sofrer um desvio e a passar bem perto da baliza adversária.

A partir da meia hora, a equipa de terras de Santa Mafalda foi começando a ser mais ameaçadora. Primeiro, Djouara, em zona central, levou Chamorro a rubricar uma grande defesa. Aos 41, Trezza desmarcou-se bem, mas o remate, já em queda, saiu muito mal. Fukui voltou a ameaçar, mas atirou contra Nelson Abbey (o melhor dos da casa no primeiro tempo)

Na sequência deste último lance, canto para o FCA, com uma bela jogada a resultar no primeiro golo do encontro. Cruzamento de Djouahra, um primeiro desvio de Barbero no coração da área para a zona do segundo poste, com Fontán a tocar para o outro poste, onde Esgaio só teve de encostar. É certo que existiu muitíssima passividade do adversário, mas há igualmente muito mérito na gestão do lance pelos arouquenses.

O sinal mais nunca se esvaiu e, à 20ª jornada, FC Arouca tem 20 pontos

Os vilacondenses precisavam de mostrar uma atitude diferente no arranque do segundo tempo, mas o bom jogar dos arouquenses não o permitiu. Aos 48 minutos, apesar do fora de jogo posteriormente assinalado, Trezza desperdiçou uma chance de ouro, com um chapéu que saiu curto e totalmente ao lado. Pouco depois, aos 53, fizeram o 0-2: cruzamento de Djouara para o coração da área, onde uma tentativa de corte acaba por levar a que Lomboto colocasse a bola na própria baliza, ao abordar o lance tentando negar o cabeceamento a Barbero.

Os arouquenses mantiveram-se no controlo das operações, mesmo nas poucas e curtas respostas adversárias. Assim, foi com naturalidade que, aos 66, Lee Hjunju fez o 0-3 arouquense, no melhor lance do encontro. Nova construção eficaz e fluída pela esquerda, com Djouahra a intervir novamente (esteve nos 3 golos), e o lance a ser concluído com um remate cruzado e rasteiro do médio ofensivo. À entrada para o quarto de hora final, Barbero marcou mesmo, de cabeça, mas foi anulado por fora de jogo. Nota final para as entradas em campo de Diogo Monteiro e Yellu Santiago, que se estrearam.

Com este triunfo e sem sofrer golos, o FCA tem agora 20 pontos, subindo provisoriamente para o 11º lugar. Na próxima jornada, vão receber o Vitória de Guimarães.

Tempo de compensação: 2 minutos na 2ª parte

Suplentes Rio Ave:

Pastor(GR)J.Tomé, Bradec, Panzo(DF)Nikitischer, Liavas(MD)Spikic, Bezerra, Zoabi(AT)

Suplentes Arouca:

Valido(GR)Popovic, D.Monteiro, Danté(DF)Pablo, Y.Santiago(MD),Jansonas, Puche, Mansilla(AT)

Ficaram de fora Nandín, P.Santos(lesão),M.Rocha(castigo)Vinarcik, Fayed, Solà,M.Flores(opção)

Substituições Rio Ave:

60 – Saiu O.Richars, entrou Bezerra

73 – Saíram Ntoi, Lomboto e Papakanellos, entraram Spikic, Panzo e Nikitscher

79 – Saiu Aguilera, entrou Zoabi

Substituições Arouca:

68 – Saiu J.Sánchez, entrou Popovic

75 – Saíram Barbero e Lee Hyunju, entraram Pablo e Mansilla

90+1 – Saíram Esgaio e van Ee, entraram D.Monteiro e Y.Santiago

Arbitragem:

Sérgio Guelho, Carlos.C, Nélson.C e Flávio.J. No VAR, Luís Ferreira e Valdemar.M

Disciplina Rio Ave:

Cartão amarelo a Petrasso (52), Clayton (82)

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a van Ee (14)

Onzes titulares de Rio Ave e FC Arouca

Simão Duarte

Foto: Pedro Fontes – FCA

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também