
Apesar da época natalícia, caracterizada pelas mesas fartas nas casas portuguesas, Arouca e Gil Vicente apresentaram-se no Estádio Municipal de Arouca com fome de golo e de pontos. 2-2 foi o resultado final deste encontro, em que os arouquenses marcaram de rajada no primeiro tempo, mas os de Barcelos foram crescendo e conquistaram, meritoriamente, o empate, que se ajusta perante o jogar das duas equipas. Em relação à última jornada, Vasco Seabra, pelo Arouca, promoveu tripla alteração, com as entradas de Omar Fayed, Lee Hjunju e Barbero para os lugares de Popovic, Puche e Nandín.
Neste duelo entre duas equipas em posições bem distantes na tabela e inclusivamente em momentos de forma distintos, o jogo iniciou-se com um lance invulgar: Pedro Santos enviou um passe atrasado para Nico Mantl, mas saiu com força a mais e obrigou o guardião a defender com a mão. A infração resultou num livre indireto, em cima da linha da pequena área, levando todos os 11 jogadores do Arouca a posicionarem-se na linha de golo – situação que levou os arouquenses a evitarem que o lance resultasse em golo.
E deram resposta imediata, com dois golos de rajada: o primeiro, aos 8, foi finalizo por Lee Hjunju, em resposta a uma boa combinação pela direita entre Esgaio e Trezza. Já o segundo, aos 14, começou com nova combinação pela direita, com Djouara a rematar para defesa de Andrew, mas, na sobra, Trezza foi mais rápido e atirou a contar.
Até ao descanso, e durante grande parte do tempo após os golos, os arouquenses foram estando por cima do encontro, aproveitando pequenas falhas que os gilistas iam registando. Foram os de Barcelos a procurar, de todas as formas e feitos, o golo. Espigares cabeceou ao poste ao minuto 26, Santi Garcia, pouco depois, atirou forte para defesa de Mantl. Mas só o inevitável Pablo, já bem perto do intervalo, é que atirou a contar, com um cabeceamento cheio de precisão. O Gil ficava assim definitivamente relançado para o encontro e esperava-se uma entrada em altas no segundo tempo.
Esperava-se uma entrada intensa do Gil Vicente no arranque da segunda parte e essa sensação não podia ser mais correta. Ao terceiro minuto (48), um lançamento largo de Santi García acabou nos pés de Murilo que, na cara de Mantl, tocou subtilmente na bola para a colocar no fundo das redes. Apesar dos protestos dos da casa e do árbitro ter invalidado o golo numa primeira instância (por considerar existir falta de Espigares sobre Omar Fayed num primeiro momento do lance), após ser chamado pelo VAR, considerou não existir qualquer falta.
Com o 2-2 no marcador, o jogo foi aquecendo nos ânimos, mas pouco no jogo jogado. Só o Gil conseguiu, pouco após o 2-2, tentar o terceiro, novamente por Murilo, mas foi apanhado em fora de jogo. Também o Arouca, mais na reta final, foi tentando a sua sorte. Muita polémica no final, devido aos ânimos quentes e a decisões da equipa de arbitragem, com Andrew a tocar a bola com a mão fora da área, mas o árbitro apenas deu bola ao solo e mandou seguir jogo. Uma decisão confusa para os jogadores, bem como o tempo de compensação (apenas 6 minutos, precisamente o tempo que durou a ida do árbitro ao VAR no lance do 2-2, pelo que era necessário mais tempo, para compensar as demais paragens). Divisão de pontos, com os Lobos de Arouca a chegarem ao terceiro jogo consecutivo a pontuar e a terminarem 2025 no 16º lugar da tabela, com 14. No arranque do novo ano, vão deslocar-se a Tondela (pelas 15h30 do dia 3 de janeiro).
Tempo de compensação: 2 minutos na 1ª parte, 6 na 2ª.
Espetadores: 1903
Suplentes Arouca:
Valido(GR), Popovic, Solà(DF), Pablo, David.S, Fukui(MD), Puche, Mansilla, Jansonas(AT)
Ficaram de fora M.Flores(lesão), Danté(Seleção) Vinarcik, Alex.P, D.Monteiro, Nandín(opção)
Suplentes Gil:
Dani.F(GR), D.Costa(DF), Bamba, Zé Carlos(MD), Bermejo, Rodrigo.R, G.Varela, Martín.F(AT)
Substituições Arouca:
64 – Saíram Lee e Omar Fayed, entraram Pablo e Popovic
77 – Saiu Barbero, entrou Puche
83 – Saíram Djouara e Pedro.S, entraram Mansilla e Fukui
Substituições Gil:
74 – Saíram S.García, T.Touré e Pablo, entraram Zé Carlos, Joelson.F e G.Varela
84 – Saiu Luís.E, entrou Martín.F
90+1 – Saiu Caseres, entrou Bamba
Arbitragem:
José Bessa,Hugo.S,Miguel.M e Sérgio.G. No VAR, Manuel Oliveira e Fábio.S
Disciplina Arouca:
Cartão amarelo ao treinador Vasco Seabra (40), Omar Fayed (57), Pedro Santos (77), van Ee (85), Esgaio (90) e Popovic (90+6). Vermelho para Joel Pinho (54)
Disciplina Gil:
Cartão amarelo ao treinador César Peixoto (40), Caseres (80) e Bamba (90+6)

Os onzes iniciais de FC Arouca e Gil Vicente
Simão Duarte
Foto: Pedro Fontes – FCA

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.