
Os Passadiços do Paiva voltam a ser distinguidos no panorama turístico internacional. A infraestrutura, localizada no Vale do Paiva, foi reeleita a “Melhor Atração de Turismo de Aventura da Europa” nos World Travel Awards 2025, conquistando o título pelo oitavo ano consecutivo.
O anúncio foi feito durante a cerimónia de entrega dos prémios, que decorre na Sardenha, Itália, e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
Na edição deste ano, os Passadiços do Paiva superaram atrações como Chamonix-Mont-Blanc (França), The Matterhorn (Suíça), Kalevala (Polónia), Dino Parque Lourinhã, Passadiços do Mondego, Praia das Rocas e Passadiços das Fragas de São Simão (Portugal), após um período de votação pública.
A presidente da Câmara Municipal de Arouca sublinhou a relevância de distinções como esta. “É sempre com emoção e um enorme orgulho que vemos Arouca a ser reconhecida ao mais alto nível e numa área tão competitiva como a do turismo”, afirmou.
“Os Passadiços do Paiva foram inaugurados há 10 anos e, em 2016, recebemos o nosso primeiro Óscar do Turismo. Desde então, temos vindo a vencer em diversas categorias, o que não é fácil e só denota o trabalho e o empenho de todos os que diariamente estão envolvidos nos Passadiços do Paiva: a equipa que assegura o funcionamento desta infraestrutura icónica, as equipas do Município e da Associação Geoparque Arouca, empresas de animação turística locais que aqui operam diariamente, unidades de alojamento e restauração que são essenciais para o acolhimento de quem nos visita, sem esquecer as entidades públicas regionais e nacionais de turismo”, acrescentou Margarida Belém.
Com oito quilómetros de extensão ao longo da margem esquerda do rio Paiva, os Passadiços do Paiva oferecem uma viagem única pela biologia, geologia e arqueologia do território, integrado no Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. A estrutura abriu ao público em junho de 2015, estando este ano a celebrar o 10.º aniversário. Desde então já receberam cerca de dois milhões de visitantes de mais de 140 países, acumulando três dezenas de prémios nas áreas do turismo, economia e ambiente.
Criados em 1993, os World Travel Awards são conhecidos como os “Óscares do Turismo” e reconhecem os melhores projetos turísticos à escala mundial.
Foto: Município de Arouca

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.