Já são conhecidos os presidentes das 16 juntas de freguesia de Arouca

Os arouquenses deslocaram-se às urnas este domingo para decidir não só os destinos da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, mas também das suas juntas de freguesia. Após o fecho das urnas, às 19h00, iniciou-se de imediato a contagem dos votos, que, neste momento, está finalizada. Conheça, neste artigo, todos os 16 presidente de junta, das 16 freguesias do concelho arouquense.

Alvarenga

Para estas Autárquicas, o povo de Alvarenga contou com três candidaturas: Gonçalo Soares, candidato pelo Chega, José Mendes, pelo Partido Socialista, e Fernando Vieira, pela coligação “Primeiro Arouca” (PSD, CDS, PPM e IL). José Mendes, da lista do PS, foi eleito o novo presidente de junta.

Num universo de 929 votantes inscritos, foram 672 aqueles que preencheram o boletim. 271 (40,33%) votaram na lista do PS, que ficou com 3 mandatos. Com menos 21 votos (ou seja, 250) e em 2º lugar, ficou a lista da coligação “Primeiro Arouca”. Em terceiro e último, com 137 votos, ficou a lista do Chega. Nota ainda para 5 votos em branco e 9 nulos.

Chave

Ao contrário das Autárquicas de 2021, este ano existiu uma única lista a candidatar-se: a da coligação Primeiro Arouca (PSD, CDS, PPM e IL), pelo que José Luís Fevereiro irá manter-se como presidente de junta. Irá cumprir o seu segundo mandato.

Num universo de 1164 votantes inscritos, foram 826 aqueles que preencheram o boletim. 674 (81,60%) votaram nesta lista, existindo ainda 111 votos em branco e 41 nulos.

Escariz

Foram duas as listas que se candidataram: a lista “Independentes por Escariz”, com apoio da coligação “Primeiro Arouca”, que apresentou como candidato José Albino Oliveira, o atual presidente de junta (eleito, em 2017 e 2021, por lista do Partido Socialista), e ainda Rui Pinho, o candidato do Partido Socialista. Após a contagem dos votos, a população de Escariz escolheu o atual presidente José Albino Oliveira para liderar os destinos da junta de freguesia pelo terceiro mandato (e último).

Num universo de 1904 votantes inscritos, foram 1430 aqueles que preencheram o boletim. 771 (53,92%) votaram na lista do atual presidente, com a lista do PS a obter 614 votos. Nota ainda para 28 votos em branco e 17 nulos.

Fermedo

A estas Autárquicas, foram duas as listas que se candidataram: Miguel Ângelo liderou a da coligação Primeiro Arouca (PSD, CDS, PPM e IL), ao passo que Cristiano Silva foi o nome escolhido pelo PS. O povo fermedense escolheu Miguel Ângelo para ocupar o cargo de presidente de junta.

Num universo de 1140 votantes inscritos, foram 857 aqueles que preencheram o boletim. 552 (64,41%) votaram na coligação Primeiro Arouca, que ficou com 6 mandatos, enquanto 276 fermedenses votaram na lista do Partido Socialista, que recebe assim 3 mandatos. Nota ainda para 15 votos em branco e 14 nulos.

Mansores

Tal como na freguesia de Chave, também em Mansores existiu uma única lista a candidatar-se a estas Autárquicas. Trata-se da Lista Independente de Mansores (com apoio do PS), liderada por Jorge Oliveira, o atual presidente de junta. Irá cumprir o seu terceiro e último mandato.

Num universo de 986 votantes inscritos, foram 718 aqueles que preencheram o boletim. 611 (85,10%) votaram nesta lista, existindo ainda 79 votos em branco e 28 nulos.

Moldes

A estas Autárquicas, foram duas as listas que se candidataram: António Matos liderou a da coligação Primeiro Arouca (PSD, CDS, PPM e IL), ao passo que Joaquim Santos foi o nome escolhido pelo PS. O povo escolheu Joaquim Santos, que regressa assim a um cargo que já exerceu por três mandatos.

Num universo de 1087 votantes inscritos, foram 785 aqueles que preencheram o boletim. 396 (50,45%) votaram no candidato do PS, que obteve 5 mandatos, enquanto a lista da coligação “Primeiro Arouca” ficou em segundo lugar, com menos 27 votos (ou seja, 369) e menos um mandato (no caso, 4). Nota ainda para 10 votos em branco e 10 nulos.

Rossas

A estas Autárquicas, foram duas as listas que se candidataram: Isabel Paiva, atual presidente de junta, liderou a candidatura da coligação “Primeiro Arouca” (PSD, CDS, PPM e IL), ao passo que Alcémio Pinho liderou uma lista independente, com apoio do Partido Socialista. O povo escolheu a continuidade de Isabel Paiva na presidência da junta de freguesia.

Num universo de 1349 votantes inscritos, foram 999 aqueles que preencheram o boletim. 590 (59,06%) votaram na lista encabeçada pela atual presidente, que obteve 6 mandatos, enquanto a lista do PS ficou em segundo lugar, com 349 votos e 3 mandados.

A CDU (PCP e PEV) apresentou uma lista à Assembleia de Freguesia, encabeçada pela jovem Sara Rocha, mas não conseguiram obter votação suficiente para eleger, tendo obtido 23 votos. Nota ainda para 14 votos em branco e 23 nulos.

Santa Eulália

Tendo em conta que Hélio Vieira atingiu o limite de mandatos, o povo de Santa Eulália teve de escolher um novo presidente. A estas Autárquicas, foram duas as listas que se candidataram: Rui Sousa liderou a da coligação Primeiro Arouca (PSD, CDS, PPM e IL), ao passo que Rui Fernandes voltou a encabeçar a lista do Partido Socialista. Neste duelo de Ruis, o povo escolheu Rui Fernandes como o novo presidente de junta.

Num universo de 1989 votantes inscritos, foram 1468 aqueles que preencheram o boletim. 1002 (68,26%) votaram na lista do Partido Socialista (7 mandatos), obtendo uma vantagem considerável em relação às restantes listas. A da coligação “Primeiro Arouca” conseguiu 415 votos, o equivalente a 2 mandatos.

A CDU (PCP e PEV) apresentou uma lista à Assembleia de Freguesia, encabeçada por Marília Pinto, mas não conseguiram obter votação suficiente para eleger, tendo obtido 15 votos. Nota ainda para 16 votos em branco e 20 nulos.

São Miguel do Mato

A estas Autárquicas, foram duas as listas que se candidataram: Rui Rocha liderou a da coligação Primeiro Arouca (PSD, CDS, PPM e IL), ao passo que Joel Oliveira Santos foi o nome escolhido pelo PS. O povo escolheu Rui Rocha como o novo presidente de junta.

Num universo de 610 votantes inscritos, foram 515 aqueles que preencheram o boletim. 258 (50,10%) votaram na lista da coligação Primeiro Arouca, que ficou com 4 mandatos, enquanto a lista do Partido Socialista obteve 243 votos, recebendo assim 3 mandatos. Nota ainda para 6 votos em branco e 8 nulos.

Tropeço

A estas Autárquicas, foram duas as listas que se candidataram: José Teixeira, atual presidente de junta, voltou a encabeçar a lista do Partido Socialista, ao passo que Valter Cruz foi o nome escolhido pela coligação “Primeiro Arouca” (PSD, CDS, PPM e IL). O povo escolheu a continuidade de José Teixeira na presidência de junta.

Num universo de 1033 votantes inscritos, foram 776 aqueles que preencheram o boletim. 430 (55,41%) votaram na lista do atual presidente, que ficou com 5 mandatos, enquanto a lista da coligação “Primeiro Arouca” obteve 321 votos, recebendo assim 4 mandatos. Nota ainda para 11 votos em branco e 14 nulos.

Urrô

A estas Autárquicas, foram duas as listas que se candidataram: o jovem Alexandre Duarte encabeçou a lista do Partido Socialista, ao passo que Geraldo Campas foi o nome escolhido pela coligação “Primeiro Arouca” (PSD, CDS, PPM e IL). O povo escolheu Geraldo Campas, da lista da coligação, como o novo presidente de junta.

Num universo de 874 votantes inscritos, foram 639 aqueles que preencheram o boletim. 461 (72,14%) votaram na lista da coligação, que ficou com 5 mandatos, enquanto a lista do PS obteve 160 votos, recebendo assim 2 mandatos. Nota ainda para 10 votos em branco e 8 nulos.

Várzea

Para estas Autárquicas, o povo de Várzea contou com três candidaturas: Joaquim de Almeida, pela lista independente “Várzea em Primeiro Lugar”, José Carlos Soares, candidato pelo Partido Socialista, e Luísa Soares, candidata pela coligação “Primeiro Arouca” (PSD, CDS, PPM e IL). Foi a lista independente “Várzea em Primeiro Lugar” que terminou em primeiro lugar nas votações, pelo que Joaquim de Almeida é o novo presidente de junta.

Num universo de 455 votantes inscritos, foram 381 aqueles que preencheram o boletim. 169 (44,36%) votaram na lista independente “Várzea em Primeiro Lugar”, que ficou com 3 mandatos. A lista da coligação “Primeiro Arouca” ficou em 2º lugar, com 112 votos (29,40%), enquanto a lista do Partido Socialista obteve 92 votos. Ambas receberam dois mandatos. Nota ainda para 4 votos em branco e 4 nulos.

União de Freguesias de Arouca e Burgo

O povo da união de freguesias com maior população do concelho foi às urnas escolher a continuidade do atual presidente, Vítor Arouca (coligação “Primeiro Arouca”), ou o regresso de Ângelo Miranda (Partido Socialista), que ocupou esse mesmo cargo anteriormente. Contados os votos, Vítor Arouca mantém-se à frente dos destinos da união de freguesias.

Num universo de 4781 votantes inscritos, foram 3169 aqueles que preencheram o boletim. 1658 (52,32%) votaram na lista encabeçada pelo atual presidente (5 mandatos). A do Partido Socialista conseguiu 1306 votos, o equivalente a 4 mandatos.

A CDU (PCP e PEV) apresentou uma lista à Assembleia de Freguesia, encabeçada por Tadeu Saavedra, mas não conseguiram obter votação suficiente para eleger, tendo obtido 93 votos. Nota ainda para 66 votos em branco e 46 nulos.

União de Freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra

A estas Autárquicas, foram duas as listas que se candidataram: Andreia Tavares liderou a da coligação Primeiro Arouca (PSD, CDS, PPM e IL), ao passo que Paulo Tavares Fernandes foi o nome escolhido pelo PS. O povo da segunda união de freguesias com menor população do concelho escolheu Paulo Tavares Fernandes para liderar os destinos da junta para os próximos quatro anos.

Num universo de apenas 230 votantes inscritos, foram 149 aqueles que preencheram o boletim. 89 (59,73%) votaram na lista do Partido Socialista, que ficou com 4 mandatos, enquanto a coligação Primeiro Arouca obteve 54 votos, recebendo assim 3 mandatos. Nota ainda para 2 votos em branco e 4 nulos.

União de Freguesias de Canelas e Espiunca

A estas Autárquicas, foram duas as listas que se candidataram: Joaquim Cunha, que já foi presidente de junta, liderou a lista da coligação Primeiro Arouca (PSD, CDS, PPM e IL), ao passo que Marinho Barbosa de Pinho encabeçou o movimento “Juntos pela União”, candidatura que contou com apoio do Partido Socialista. O povo da união de freguesias escolheu Marinho Barbosa de Pinho para liderar os destinos da junta para os próximos quatro anos.

Num universo de 998 votantes inscritos, foram 814 aqueles que preencheram o boletim. 412 (50,61%) votaram na lista do movimento “Juntos pela União”, que ficou com 4 mandatos, enquanto a da coligação Primeiro Arouca obteve 385 votos (menos 27 que a lista vencedora), recebendo assim 3 mandatos. Nota ainda para 9 votos em branco e 8 nulos.

União de Freguesias de Covelo de Paivó e Janarde

A estas Autárquicas, foram duas as listas que se candidataram: Lúcia Martins liderou a da coligação Primeiro Arouca (PSD, CDS, PPM e IL), ao passo que José Manuel Martins encabeçou a lista independente “Juntos por Covelo de Paivó e Janarde”, que contou com o apoio do Partido Socialista. O povo da união de freguesias com menor população do concelho escolheu José Manuel Martins para liderar os destinos da junta para os próximos quatro anos.

Num universo de apenas 183 votantes inscritos, foram 149 aqueles que preencheram o boletim. 100 (67,11%) votaram na lista independente, com apoio do PS, que ficou com 5 mandatos, enquanto a coligação Primeiro Arouca obteve 47 votos, recebendo assim 2 mandatos. Nota ainda para 1 voto em branco e 1 nulo.

Texto: Simão Duarte

Foto: Município de Arouca

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também