Um dos cartazes de campanha da candidatura do PSD de Castelo de Paiva, liderada por José Rocha, foi alvo de vandalismo, situação que motivou fortes críticas por parte dos sociais-democratas e levou também o Partido Socialista a pronunciar-se, condenando o ato.
Em comunicado, a Comissão Política de Secção do PSD e o candidato à Câmara Municipal afirmam repudiar “com profunda indignação e tristeza” a destruição do cartaz, considerando tratar-se de “uma afronta aos valores mais nobres da democracia, à liberdade de expressão e ao direito de todos os Paivenses participarem num debate político sereno, respeitador e plural”.
O partido sublinha ainda que as eleições autárquicas em Castelo de Paiva “sempre foram um exemplo de convivência democrática” e garante que o sucedido não desviará a candidatura do seu objetivo: “Com serenidade, mas também com firmeza, reafirmamos o compromisso de continuar esta campanha de forma construtiva, aberta ao diálogo e em absoluto respeito pelas diferenças políticas e ideológicas.”
Também o PS de Castelo de Paiva emitiu uma nota, na qual condena veementemente qualquer ato de vandalismo contra material de campanha, “seja de quem for”. Os socialistas defendem que a campanha eleitoral deve ser “um momento de participação cívica, respeito e apresentação de ideias” e recordam que tais comportamentos “constituem crime e podem ser punidos com prisão e multa nos termos da lei”.
As duas forças políticas deixam assim um apelo comum a uma campanha “limpa”, onde o diálogo democrático prevaleça sobre a violência e a intolerância.
Texto: Pedro Gonçalves
Foto: Facebook PSD de Castelo de Paiva
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.