Na deslocação ao renovado Estádio José Alvalade, o FC Arouca sofreu uma goleada: 0-6 foi o resultado final, favorável aos leões, de uma partida em que a expulsão de Nandín deitou por terra a esperança e ambição arouquenses.
O encontro arrancou com os leões a quererem impor o seu jogo, canalizando-o inicialmente pela faixa direita, onde Geny Catamo estava “endiabrado” no drible, causando dificuldades a Danté e Fontán. Os arouquenses procuravam resistir e até conseguiam sair a jogar desde trás, como é seu hábito, mas, neste encontro, o poderio da equipa e do jogar adversário fez com que os Lobos de Arouca não conseguissem mostrar o seu poder de fogo: Nandín, aos 10’, foi lançado na profundidade, mas Rui Silva leu bem o lance e afastou a bola. Aos 15’, Djouara ensaiou o remate, mas o mesmo esbarrou em Fresneda e saiu.
Em cima do minuto 20, num dos primeiros lances de distração da defensiva arouquense, João Valido deixou os postes para disputar a bola com Luís Suárez, acabando por derrubar o avançado. Contudo, a bola tinha sobrado para Ricardo Mangas, que inaugurou o marcador. Apesar de Popovic e Alex Pinto tocarem na bola, não impediram o primeiro da partida. O golo galvanizou os leoninos que, poucos minutos depois, obtiveram uma grande penalidade: na sequência de um canto a favor do Sporting, Nandín, ao tentar intercetar a bola, acertou em Inácio com a sola da bota, tendo sido expulso, após consulta VAR. Na cobrança do penálti, o reforço Luis Suárez estreou-se a marcar pelos leões.
Depois da expulsão e do 0-2, o encontro foi totalmente de sentido único favorável aos bicampeões. Ainda antes do intervalo, após uma bomba de Debast, a bola chegou aos pés de Trincão que, com força idêntica, fez o 0-3.
No arranque do segundo tempo, com Tiago Esgaio em campo, Vasco Seabra procurou amenizar os prejuízos, digamos assim, montando um 5x3x1, onde Esgaio fez de terceiro central. O poder de fogo adversário não deu tréguas, com os leoninos a manterem-se com o pé no acelerador e a partir constantemente para o ataque. Aos 50’, Ricardo Mangas bisou, em lance que apareceu solto de marcação na cara do golo. Depois de, instantes antes, cabecear ao lado, Luis Suárez voltou a fazer o gosto ao pé aos 62′, fuzilando a baliza arouquense. À entrada do quarto de hora final, Trincão também bisou, num remate que sofreu um desvio num defensor arouquense antes de entrar, traindo João Valido.
Com este resultado, o Sporting assume a liderança da Liga, com 6 pontos. Já o FC Arouca cai para o 10º posto da tabela. Na próxima jornada, os arouquenses vão receber, às 20h30 do dia 23 de agosto (sábado), o Rio Ave.
Tempo de compensação: 3 minutos na 1ª parte, 3 na 2ª.
Suplentes Sporting:
Virgínia (GR)Vagiannidis, D.Travassos, E.Quaresma (DF), Kchorashvili, J.Simões (MD), Harder, Alisson, Quenda(AT)
Suplentes Arouca:
Mantl(GR), Esgaio, D.Monteiro, Solà(DF), Mateo, D.Simao(MD), Puche, Barbero, Mansilla(AT)
Ficaram de fora Pablo, Marozau (lesão), Vinarcik, Matías Rocha, Batata, O.Fayed(opção)
Substituições Sporting:
Intervalo – Saiu Fresneda, entrou Vagiannidis
57 – Saíram G.Catamo, entrou Quenda
73 – Saíram Pote e Morita, entraram Harder e Kochorashvili
81 – Saiu L.Suárez, entrou Alisson
Substituições Arouca:
Intervalo – Saiu Lee Hyunju, entrou Esgaio
63 – Saíram Djouara e Trezza, entraram Barbero e Mateo
77 – Saíram Alex Pinto e Danté, entraram Puche e Solà
Arbitragem:
Hélder Malheiro, Gonçalo.V.F, Rúben.S e Diogo.R No VAR, Manuel Mota e Bruno.F
Disciplina Sporting:
Cartão amarelo a Fresneda (24)
Disciplina Arouca:
Cartão vermelho para Nandín (27)
Os onzes titulares de Sporting e FC Arouca
Texto: Simão Duarte
Foto: Pedro Fontes
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.