No passado dia 25 de julho, teve lugar, junto ao Museu Municipal, a sessão pública de lançamento do projeto “Arouca+Digital – Bairro Comercial Digital”. O evento contou com a presença de representantes institucionais, comerciantes locais e entidades parceiras, marcando, deste modo, o arranque de uma iniciativa que visa promover a transformação digital, proporcionando um ambiente mais moderno e acessível.
A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, destacou a importância do projeto: “É um momento impactante e importante, porque trata-se de inovação. É uma oportunidade para todos nós, para o centro urbano, para Arouca, para os comerciantes e para o nosso território.” A autarca referiu que o investimento, de cerca de um milhão de euros, resulta da candidatura ao programa “Bairros Comerciais Digitais” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e envolve também um conjunto de parceiros, nomeadamente a ADRIMAG, a Associação Geoparque Arouca (AGA) e a Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA).
O vereador António Duarte explicou que o Arouca+Digital nasce como resposta aos desafios da transformação digital, promovendo a adoção de novas tecnologias pelos operadores económicos. O bairro digital está já equipado com uma rede Wi-Fi, dois conjuntos de cacifos digitais (localizados junto ao Museu Municipal e à central de camionagem), e prevê ainda a implementação de dois painéis LED, um deles junto ao Parque do Gondim e o outro na rotunda poente da vila. O projeto também contará com a colocação “muito em breve” de uma rede de sensores de estacionamento, que irá permitir saber os lugares de estacionamento disponíveis. Além disso, foi anunciada a criação de uma rede de bicicletas partilhadas, com sistema de reserva prévia, que facilitará a deslocação dentro da área abrangida.
A plataforma “Arouca Digital”, que foi apresentada pela gestora do Bairro Comercial Digital, Paula Rodrigues, inclui um marketplace local disponível 24 horas por dia, com quatro áreas distintas: produtos, serviços, restauração e alojamento. “É um momento simbólico, representa a concretização de muitos meses de trabalho, mas também porque marca o início de uma nova fase para o nosso comércio local”, afirmou. Até ao momento, mais de 70 estabelecimentos foram convidados a integrar a plataforma, sendo que mais de 50 já aceitaram o desafio. A aplicação estará também disponível brevemente para download.
No final da sessão, foi entregue um kit comerciante aos representantes dos estabelecimentos aderentes.
A plataforma “Arouca Digital”, acessível em www.aroucadigital.pt, reúne produtos e serviços locais, pontos de interesse turístico, eventos, notícias e ferramentas que contribuem para a modernização da experiência de compra e venda em Arouca.
Foto: Carlos Pinho
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.