Município de Arouca inaugurou gabinete do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

A assinatura do protocolo que marca a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) decorreu na passada sexta-feira, 18 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Arouca. A cerimónia foi seguida de uma visita ao respetivo gabinete CLAIM, situado no espaço Via Verde Social, na Avenida 25 de Abril.

O momento contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, e do presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), Pedro Portugal Gaspar, figuras que assinaram o protocolo em questão.

Margarida Belém destacou que esta foi uma “cerimónia simples, mas carregada de simbolismo e importância”, reforçando o compromisso com as políticas de inclusão e integração. “Temos a obrigação e a preocupação de garantir uma resposta em todos os serviços e dimensões de atuação do município. Se em 2023 tínhamos 247 migrantes, os dados mais recentes de 2024 apontam para 408 cidadãos que estão a trabalhar em Arouca”, indicou.

A presidente sublinhou ainda que o crescimento destes fluxos migratórios tem impacto direto nos serviços, nomeadamente na saúde e na educação, e que o executivo está focado em antecipar problemas e garantir respostas que sejam eficazes. Assim sendo, “os técnicos do município realizaram formação especializada”, de modo a assegurar um atendimento ajustado à nova realidade do concelho. “Mais do que um desafio de criar uma estrutura, é um desafio diário e um compromisso com as pessoas. Cá estamos para cumprir este desígnio, porque é o selar esta obrigatoriedade de garantimos que vamos integrar e ter um território coeso e inclusivo”, concluiu.

Já Pedro Portugal Gaspar apontou para o contexto de mudança na realidade nacional: “Portugal tem neste momento 1,6 (milhões) de população imigrante. Nós estávamos habituados a ser um país de saída e hoje o que se passa em Portugal é o mesmo que se passa na maioria dos países europeus: a Europa deixou de ser um local de emissão para ser um local de receção”, começou por salientar.  “Isto é simultaneamente um desafio e uma oportunidade para o país”, acrescentou. Destacou também que a rede dos CLAIM pretende ser uma “resposta integrada, articulada, respeitando a autonomia e diversidade de cada território”.

Os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) são espaços dedicados ao acolhimento e acompanhamento de migrantes, prestando assim apoio e informação em diversas áreas.

 

Fotos: Carlos Pinho

sobre o autor
Sofia Brandão
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também