No passado sábado, 12 de julho, a CDU fez a apresentação dos seus primeiros candidatos à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Arouca, Lara Pinho e António Óscar Brandão, respetivamente.
No uso da palavra, Lara Pinho começou por afirmar:
“Esta é uma candidatura de compromisso com Arouca e com os seus munícipes. Contamos com a força de todos na campanha que se avizinha para que sejamos eleitos! Tudo faremos para melhorar a vida dos Arouquenses e do nosso rico e vasto património. Defendemos um projeto de desenvolvimento harmonioso e equilibrado em que a ação é a palavra de ordem.
Apresento-vos algumas das nossas prioridades:
- A defesa da floresta – temos como prioridade apresentar um PMDFCI (Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios) que mais do que cumprir a legislação em vigor reúna consensos e seja participativo e, mais importante, que seja efetivamente cumprido. Para tal, deve ser planeado com quem melhor conhece o terreno, como por exemplo, os Bombeiros Voluntários de Arouca, que ano após ano arriscam a vida na defesa de todos nós, e a Associação Florestal Entre Douro e Vouga, que trabalha junto dos proprietários florestais e dos agricultores.
- A água como bem essencial – após 4 anos a fatura da água continua das mais caras do país, apesar das promessas eleitorais. Exigiremos junto da Águas do Norte uma solução para este problema que pesa na carteira dos Arouquenses e faremos um estudo que analise os custos de reverter a gestão da água para o município o quanto antes.
- A saúde – com a transferência de competências na área da saúde, as câmaras municipais assumem uma maior responsabilidade para com os seus munícipes. Além de ouvir o Conselho Municipal de Saúde, é urgente dar voz aos utentes e aos profissionais que trabalham diariamente no Centro de Saúde de Arouca, para perceber as dificuldades sentidas e planear uma estratégia conjunta. Perceber junto da população e das juntas de freguesia as dificuldades no acesso aos cuidados de saúde e encontrar soluções conjuntas é outra prioridade neste ramo.
- A educação – tal como na área da saúde, as Câmaras Municipais têm uma responsabilidade acrescida nos dias de hoje. Reunir com a comunidade escolar, docentes e não docentes e com a associação de pais será uma prioridade para perceber as dificuldades sentidas e o que é necessário melhorar. Pretendemos devolver a gestão da alimentação às escolas com ementas saudáveis e atrativas, contratando recursos humanos para o efeito. A alimentação é essencial ao desenvolvimento intelectual das crianças e está associada ao rendimento escolar e à saúde, pelo que deve ser uma prioridade encontrar estratégias de incentivo aos alunos para a prática de refeições saudáveis no espaço escolar. Tornar os espaços exteriores e interiores atrativos é outra prioridade, pois promove o bem-estar e a socialização. Apoiar a comunidade escolar no desenvolvimento de atividades conjuntas com os alunos em parceria com a CMA com ações de sensibilização, por exemplo, para a importância da preservação da floresta.”
A cultura e o desporto, a habitação, defesa dos recursos naturais, o desenvolvimento económico, o apoio ao movimento associativo e a dignificação do papel das Juntas de Freguesia, foram algumas das outras áreas abordadas.
Terminando “Acima de tudo pensamos que, a nível autárquico, nenhuma política será bem-sucedida se não for amplamente participada pelas populações. Esta é uma candidatura que pretende promover o diálogo entre todos. É nosso objetivo uma gestão democrática onde todos têm voz. Todas as Freguesias contam para podermos levar a voz dos arouquenses ao poder local e central”

Coordenação Concelhia de Arouca da CDU