O incêndio florestal que deflagrou na tarde de ontem, 8 de julho, na freguesia de Nespereira, no concelho de Cinfães, encontra-se atualmente dominado, embora os meios de combate se mantenham no terreno para consolidar a extinção dos focos ainda ativos.
O alerta foi dado pelas 13h53, tendo a situação mobilizado um total de 140 operacionais, apoiados por 42 viaturas terrestres e um meio aéreo.
Em declarações à Rádio Montemuro, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Nespereira, Paulo Soares, esclareceu que o fogo teve origem na zona de Paradela, não se tendo estendido a outras freguesias, apesar de terem surgido dois focos de incêndio distintos noutras localidades.
“O incêndio de Paradela não se estendeu a outras freguesias, depois tivemos mais dois focos de incêndio em freguesias distintas, mas focos de incêndio distintos. O de Paradela, neste momento, está dominado, mas é o único que ainda está com meios no terreno”, referiu o comandante.
Apesar de estar já controlado, Paulo Soares indicou que há ainda zonas que merecem atenção: “Ainda temos aqui algumas zonas com pontos quentes que é o que vamos tentar controlar agora”.
Questionado sobre a existência de habitações em risco, o comandante foi claro: “Foi só mato”.
As equipas de combate mantêm-se no terreno, em vigilância, para garantir a total extinção do incêndio e evitar eventuais reacendimentos.
Texto: Pedro Gonçalves
Foto: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cinfães
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.