Depois da condenação da FIFA ao Santos FC relativamente ao pagamento da transferência de João Basso, o histórico emblema brasileiro, de acordo com a imprensa brasileira, enviou um representante a Portugal para evitar penalizações da FIFA.
A imprensa brasileira refere que o representante em questão é José Duarte de Almeida Alves, o presidente do Centro Cultural Português de Santos, que procura negociar pessoalmente com o emblema arouquense um acordo pela dívida, através de um pagamento inicial e o restante em parcelas. Para tal acontecer devidamente, será necessária uma de duas situações: ou o FCA aceita o acordo apresentado pelo Santos FC ou então a FIFA aceita um recurso do Santos, com o qual o emblema brasileiro ganhará tempo para poder efetuar o pagamento. O primeiro cenário é pouco provável, já que, segundo o portal Uol, um dirigente do FC Arouca declarou que “estamos muito longe de um acordo”.
De acordo com a FIFA, o pagamento da condenação anunciada em maio terá de ser feito até 24 de junho de 2025. Caso os dois cenários agora referidos não se verifiquem e o Santos não pague a sua dívida até ao dia agora referido, o emblema brasileiro ficará proibido de registar novos atletas durante três janelas de transferências.
Recorde-se que o Santos tem de liquidar o pagamento de 2,5 milhões de euros, valor que já engloba meio milhão (500 mil euros) de uma multa que a FIFA aplicou devido ao atraso no pagamento. Quer isto dizer que, devido ao atraso no pagamento, o FCA irá receber mais meio milhão de euros pela venda de João Basso.
Nos mercados de transferências de verão e inverno desta época (24/25) foi equacionado um regresso de Basso aos arouquenses, por empréstimo, como forma de abater a dívida em questão. Cenário que o próprio jogador confirmou, em entrevista à imprensa brasileira, admitindo, em dezembro de 2024, que “estava certo. A mala estava pronta, a passagem (bilhete de avião) estava quase comprada”.
Texto: Simão Duarte
Foto: Santos FC
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.