A equipa de futsal do FC Arouca escreveu, no domingo (18 de maio), uma nova página na sua história ao sagrar-se campeão da 2.ª Divisão Distrital da AF Aveiro, garantindo igualmente a subida à 1.ª Divisão Distrital (Campeonato Grande Hotel do Luso). A confirmação do título chegou após a vitória por 5-2 frente à ADRE Palhaça, em jogo decisivo e correspondente à última jornada do respetivo campeonato.
A jogar perante uma bela e composta assistência no Pavilhão da Escola Secundária de Arouca, acabaram por ser os visitantes a adiantar-se no marcador aos sete minutos, por intermédio de Daniel Manuel. Contudo, a resposta arouquense não se fez tardar, com Fernandes a restabelecer a igualdade à passagem do minuto dez. A ADRE Palhaça reagiu com vários remates perigosos (grande parte deles travados por Saraiva, que rubricou nova exibição de excelência), incluindo uma bola ao poste de João Pinho, mas o FC Arouca continuou também a sua investida com algumas oportunidades. Os últimos cinco minutos da primeira parte ficaram marcados por remates de ambos os lados. Foi precisamente aí que João Chula, já dentro dos 15 segundos finais da primeira parte, colocou a formação da casa na frente, levando a equipa a vencer por 2-1 para o intervalo.
Sabendo que a vitória permitia o título e a subida, o FC Arouca regressou dos balneários com vontade de alargar a vantagem. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Jorginho concretizou o 3-1 e, logo de seguida, Grilo fez o quarto dos arouquenses numa transição rápida. A intensidade do jogo subiu e esse ritmo mais acelerado permitiu aos forasteiros reduzir a desvantagem, com Fábio Monteiro a fazer o segundo golo da ADRE Palhaça. Assim, os visitantes apostaram no cinco para quatro, de forma a tentarem o tudo por tudo. No entanto, o efeito foi contraditório: Jorginho bisou ao executar o quinto golo dos arouquenses. O resultado não sofreu mais alterações e o final, como era esperado, foi de festa total.
No ano em que cumpre o 10º ano de existência, a equipa de futsal do FC Arouca levantou o troféu da 2ªDivisão Distrital e vai estar, na próxima época, de volta aos palcos do Campeonato Grande Hotel do Luso.
Jornada 14 da 2ª Divisão Distrital – 2ªfase, FC Arouca x ADRE Palhaça, 18/05/2025
FC Arouca 5-2 ADRE Palhaça
Equipa Inicial FC Arouca: Saraiva (GR), Grilo, Prata, Jorginho e Fortunato
Suplentes: Magno (GR), Cerqueira, Samuel Oliveira, Diogo, Fernandes, Diogo Rafael e João Chula
Disciplina: Cartão amarelo a Diogo (28’) e Prata (29’)
Equipa Inicial ADRE Palhaça: João Costa (GR), Martim Oliveira, João Seixas, Rodrigo Oliveira e João Pinho
Suplentes: Magner Gusse (GR), Thiago Ferreira, Rafael Pinho, Gonçalo Ferreira, Daniel Manuel, Fábio Monteiro, Afonso Couceiro, Francisco Carreiro e Rui Marques
Disciplina: Cartão amarelo a Thiago Ferreira (25’), João Pinho (27’) e Daniel Manuel (39’)
Equipa de arbitragem: Wilson Soares e Maria Milheiro
Jorginho, o goleador dos arouquenses, em comunhão com o público após ter assinado novo golo
O momento em que a equipa do FC Arouca recebeu, por parte de um responsável da AF Aveiro, o troféu de campeão da II Divisão Distrital
Texto e Fotos: Sofia Brandão
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.