Arouca venceu o Boavista e axadrezados caem para a Segunda Liga (4-1)

Apesar dos quatro golos marcados, arouquenses tiveram inúmeras chances claras desperdiçadas

No final da tarde do passado sábado, o FC Arouca despediu-se dos seus adeptos esta temporada, ao receber e vencer o Boavista por 4-1. Durante toda a época, e desafiando todas as expetativas, as Panteras Negras sobreviveram até à última jornada e tinham a possibilidade de conquistar o lugar de play-off. Apesar das derrotas dos dois adversários diretos (AFS e Farense), confirmou-se a descida dos axadrezados à Segunda Liga.

Em relação às escolhas iniciais, Vasco Seabra promoveu os regressos de Fontán, Fukui e Trezza para os lugares de Popovic, Sylla e Mansilla. No Baovista, Stuart Baxter recuou Salvador Agra para o lugar do castigado Kakay e fez entrar Van Ginkel.

Perante o forte apoio dos boavisteiros que quase encheram uma das bancadas do Municipal de Arouca, os comandados de Stuart Baxter entraram bem na partida, mas rapidamente levaram “um abanão”. Isto porque, ao sétimo minuto da partida, Miguel Puche tirou um foguete da cartola: o extremo (que apenas se estreou a marcar pelos arouquenses na jornada anterior) fletiu da esquerda para dentro e, sem oposição, atirou com força para o fundo das redes.

Poucos minutos passaram e, num lance confuso aos 19’ (onde foi necessária intervenção VAR), Trezza fez o gosto ao pé, aproveitando uma bola perdida à entrada da área. Aqui se começaram a denotar que, apesar da raça e forte pressão no ataque, o Boavista ia denotando debilidades na defesa, dando espaço a mais aos arouquenses.

E por falar no ataque das Panteras, Bozenik (afastado dos golos desde a jornada 27) reduziu a desvantagem três minutos depois, servido por um cruzamento de Diaby pela esquerda. Esta redução pouco tempo durou, já que precisamente passados três minutos, Henrique Araújo (também ele afastado dos golos há algum tempo) concluiu com sucesso nova transição de sucesso dos Lobos de Arouca.

Ao intervalo, apesar de todo o sacrifício revelado no primeiro tempo, o cenário não era nada animador para o histórico emblema da cidade do Porto. Só um milagre poderia salvar os axadrezados.

Ao contrário da primeira parte, no segundo tempo assistiu-se a um “bola vai, bola vem”, com ambas as equipas a colocarem-se várias vezes na cara do golo. Contudo, nem uma nem outra capitalizaram o que criaram. Do lado da equipa da casa, os arouquenses estiveram várias vezes na cara de Vaclik e em vantagem numérica, mas a decisão (principalmente o passe) nunca saiu bem, desperdiçando em excesso. O cenário na frente de ataque dos boavisteiros também não era animador, pois, apesar de criarem menos chances que os da casa, também não conseguiram finalizar.

Os minutos foram correndo e o cenário, que foi sendo adiado ao longo da época, confirmou-se com o quarto golo de Nandín, no último minuto de compensação, e o apito final: passados 16 anos, o Boavista FC regressa à Segunda Liga, competição que apenas disputou uma vez, na época 2008/09. Já o FC Arouca despede-se desta edição da Liga Portugal em 12º lugar, com 38 pontos.

Espetadores: 2911

Tempo de compensação: 4 minutos na primeira parte, 7 na segunda.

Suplentes Arouca:

Vinarcik(GR); Matías.R, Danté, Popovic (DF); Loum(MD); Yalçin, Nandín, Mansilla (AV)

Ficaram de fora Galovic, David.S, Esgaio, Pablo, P.Moreira (lesão), Sylla (castigo),

Suplentes Boavista:

César(GR);Steven.V, Pedro.G, Lystsov (DF), Camara(MD); Ariybi, Koné, João.B(AV)

Substituições Arouca:

73 – Saíram Henrique.A e Puche, entraram Nandín e Mansilla

76 – Saiu C.Lamba, entrou Matías.R

83 – Saíram Weverson e Pedro.S, entraram Danté e Loum

Substituições Boavista:

Intervalo – Saiu V.Ginkel, entrou Ariyibi

67 – Saiu S.Agra, entrou P.Gomes

76 – Saiu Filipe.F, entrou Koné

83 – Saíram Seba Pérez e Diaby, entraram Lystsov e Steven.V

Arbitragem:

André Narciso, Vasco.M, Luís.V e Marcos.B. No VAR, Pedro Ferreira e Carlos.C

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a Puche (63),

Disciplina Boavista:

Cartão amarelo a Joel.S (34), Filipe.F (70)

Onzes iniciais de FC Arouca e Boavista FC

Texto: Simão Duarte

Foto: Liga Portugal

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também