São Martinho recebeu o Válega, num jogo com muitos golos e muitos cartões (3-2)

No passado domingo, o CCR São Martinho recebeu o CCR Válega, num encontro intenso, no qual o Discurso Directo marcou presença, que terminou com triunfo dos da casa por 3–2. O São Martinho, que leva duas vitórias consecutivas em casa, procurava cimentar a sua posição no meio da tabela e oferecer mais uma boa exibição aos seus adeptos nesta reta final de campeonato. Já o Válega procurava inverter a tendência recente em jogos fora, em que não pontua desde a 24.ª jornada e não vence desde a 19.ª.

O jogo iniciou-se com ambas as equipas a tentarem chegar à vantagem desde cedo. Logo aos 5’, Mateus Rosa, do Válega, cruzou pela direita e Vitinha finalizou na área, mas o defesa João Melo cortou com eficácia. Aos 8’, o São Martinho respondeu com um remate forte de Diogo Soares à entrada da área, que levou perigo. Três minutos depois, num excelente passe que Pedro Santos recebeu pela esquerda, este dominou, fintou o lateral e o guarda-redes, e serviu Diogo Soares, que abriu o marcador.

Aos 23’, grande chance para o São Martinho: Ricardo Santos cruzou da esquerda e o Válega tremeu — várias tentativas de finalização surgiram na área, resultando em múltiplas defesas do guarda-redes Alexandre Marques e num remate ao poste, mas o 1–0 manteve-se. Aos 35’, nova combinação entre Pedro Santos e Ricardo Santos na esquerda terminou num cruzamento para Diogo Soares, que, isolado, não conseguiu o desvio. Um minuto depois, o Válega voltou a criar perigo: Rui Jorge isolou Rodrigo Soares, mas este rematou torto. Já aos 40’, um passe longo de Rui Moreira encontrou Pedro Santos isolado, mas este não conseguiu dominar a bola de forma eficiente, e o lance, em que poderia ficar isolado com o guarda-redes, perdeu-se.

Mesmo em cima do apito para os balneários, aos 45’, o defesa do São Martinho João Melo fez um grande passe que descobriu Rui Moreira na área. O número 7 dominou a bola, fintou e sofreu falta. Penalti assinalado para a equipa da casa, e foi João Melo que se encarregou da marcação da grande penalidade. O defesa rematou com força e colocação para o 2–0, encerrando a primeira metade.

Válega mostrou resiliência, apesar das múltiplas contrariedades

No recomeço, o São Martinho manteve a toada ofensiva. Aos 49’, o guarda-redes iniciou a jogada com um passe longo para Pedro Santos, que combinou com Rui Moreira e Diogo Soares; este descobriu Ricardo Santos sozinho na esquerda, e o lateral cruzou com precisão para a finalização de João Paulo Oliveira, que colocou o marcador em 3–0. Na sequência do lance, o jogador do Válega Rui Jorge viu o cartão vermelho direto.

A jogar em superioridade numérica e com três golos de vantagem, tudo indicava que o jogo correria de feição à equipa da casa, mas foi o Válega que “arregaçou as mangas” e foi atrás do resultado. Logo aos 53’, o número 77, Vaz, arrancou pela esquerda e passou por João Melo, cruzou para o coração da área, mas Rodrigo Soares não conseguiu dar direção à bola com o cabeceamento. Poucos minutos depois, aos 57’, Vitinha bateu um livre descaído para a esquerda, a bola sobrevoou toda a área e, ao segundo poste, foi devolvida de cabeça para a pequena área, onde Pedro Silva finalizou e reduziu para 3–1.

Seguiram-se várias oportunidades para ambas as equipas: aos 59’, Pedro Santos não conseguiu dilatar a vantagem sozinho na área; seguiram-se mais dois livres perigosos para o Válega, um aos 68’, com a bola a atravessar toda a área e a passar próxima do poste; outro aos 72’, que exigiu que Ricardo Santos fizesse uma boa defesa para evitar o 3–2.

Aos 76’, mais uma contrariedade para os forasteiros: na sequência de um livre em que João Melo introduziu a bola na baliza, o lance foi anulado por fora-de-jogo; o jogador do Válega Luís Rodrigues viu também o cartão vermelho, deixando a sua equipa a jogar com nove. No entanto, o Válega voltou a conseguir reduzir o marcador aos 84’, com um bom cruzamento de Rui Faria pela esquerda que Tiago Duarte aproveitou e assinalou o 3–2 com um remate à meia-volta.

Até ao final do jogo, o São Martinho ainda dispôs de uma oportunidade para fazer o quarto, mais uma vez por Pedro Santos, que, depois de fintar o número 4, Rafael Sona, não conseguiu fazer a bola passar pelo guarda-redes adversário. O jogo terminou com naturalidade dentro das quatro linhas, mas o “espetáculo” nos minutos finais passou para as bancadas. A contestação dos adeptos de ambas as equipas, subiu de tom, e assistiu-se a alguns momentos tristes que em nada dignificam o desporto, com insultos e ameaças de ambas as partes. No entanto, as intervenções rápidas, tanto de elementos do São Martinho, como da GNR,    apaziguaram as emoções dos adeptos, e as saídas de adeptos e atletas decorreram com total normalidade.

Com este triunfo, o São Martinho soma agora 44 pontos e sobe à sétima posição. Na próxima jornada, deslocar-se-á ao terreno do Milheiroense, com a partida a realizar-se no dia 18 às 17h00. Já o Válega mantém os mesmos 43 pontos e desce duas posições, para a oitava. Na próxima jornada, receberá o Santiais, no mesmo dia e à mesma hora.

Jornada 28 da 2ª Divisão – Zona Norte da AF Aveiro, CCR São Martinho x CCR Válega, 10/5/2025 15h

CCR São Martinho 3-2 CCR Válega

Equipa Titular CCR São Martinho: Ricardo Silva (GR), Ricardo Santos, Rui Moreira, Hélio Vieira, João Melo, Fábio Rocha, Diogo Soares, António Moreira, João Paulo Oliveira, Paulinho e Pedro Santos.

Suplentes: Gonçalo Cunha (GR), João Moreira, Ricardo Pinto, Rafael Freitas, Joel Moreira e Samuel Teixeira.

Substituições:

64 – Saíram António Moreira e João Paulo Oliveira, entraram João Moreira e Joel Moreira.

74 – Saíram Fábio Rocha e Diogo Soares, entraram Ricardo Pinto e Rafael Freitas.

88 – Saiu Rui Moreira, entrou Samuel Teixeira.

Disciplina:

Cartão amarelo a Ricardo Silva (40), Fábio Rocha (42), António Moreira (56), Rui Moreira (87) e Ricardo Pinto (90+2).

Equipa Titular CCR Válega: Alexandre Marques (GR), Rafael Sona, Pedro Silva, Nélson Tavares, Vasco Monteiro, Vitinha, Igor Pereira, Mateus Rosa, Rodrigo Soares, Rui Jorge e Vaz.

Suplentes: Tomás (GR), Luís Rodrigues, Tiago Duarte, Diogo Ventura, Alexandre Gomes, Pedro Silva, Gonçalo Marques, Rui Faria e Aspira.

Substituições:

46 – Saíram Nélson Tavares e Vaz, entraram Luís Rodrigues e Pedro Silva.

65 – Saíram Vitinha e Igor Pereira, entraram Rui Faria e Aspira.

73 – Saíram Mateus Rosa e Pedro Silva, entraram Tiago Duarte e Gonçalo Marques.

82 – Saiu Vasco Monteiro, entrou Diogo Ventura.

Disciplina:

Cartão amarelo a Nélson Tavares (40), Mateus Rosa (44), Igor Pereira (56), Aspira (71) e Rafael Sona (77).

Cartão vermelho a Rui Jorge (49) e Luís Rodrigues (76).

Arbitragem: João Costa, Simão Ribeiro e Dinis Silva.

Tempo de compensação: 0 minutos na primeira parte, 5 na segunda.

Texto e Foto: Pedro Gonçalves

sobre o autor
Pedro Gonçalves
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também