O Complexo Desportivo de Arouca foi, esta quarta-feira, 14 de maio, palco de mais uma edição da Festa do Futebol Feminino, iniciativa que tem vindo a crescer a olhos vistos desde a sua estreia, neste local, em 2022. Este ano, o evento bateu o recorde de participação, reunindo cerca de 220 meninas, numa manhã marcada pela alegria e promoção da igualdade no desporto.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, Cláudia Oliveira, que detém, entre outros, o pelouro do Desporto, destacou a importância de ações como esta para combater as desigualdades e fomentar a prática desportiva.
CO: Estas iniciativas surgem para chamar a atenção de que o desporto tem de ser para todos. Sabemos que o futebol continua ainda a ser muito masculino, porque nós precisamos de fomentar as meninas para esta prática e dizer-lhes que têm direito a experimentar e a divertir-se a jogar futebol, sem pressão e sem nenhuma expectativa demasiado elevada. O desporto existe para nós nos divertirmos, a competição vem depois. Por aquilo que estamos aqui a ver, elas sabem o que é lhes dá saúde e o que é que as faz sorrir.
Essencialmente, é a inclusão no desporto e quebrar estigmas de que determinada modalidade é mais para uns do que para outros. Algumas meninas diziam-me que na escola não jogavam muito e eu perguntei “Porquê? Os rapazes não vos deixam jogar? Têm de dizer que vocês também querem jogar e divertir-se com eles”. Os próprios rapazes também se apercebem agora, como há uma festa do futebol para as meninas, que elas também podem jogar futebol. E podem sair daqui grandes talentos.
Com esta festa do futebol feminino, que começou neste mandato a ser implantada em parceria com a AFA (Associação de Futebol de Aveiro) e com a FPF (Federação Portuguesa de Futebol), temos visto o aumento de meninas a participar no Torneio Interfreguesias. Claro que obriga as equipas técnicas e as freguesias a trabalharem de uma outra maneira e a fomentarem esta integração, mas é este o caminho.
O balanço é extremamente positivo. É fabuloso vermos o sorriso destas meninas e a alegria com que falam connosco. Por outro lado, ao longo do ano, fui sentindo a expectativa para esta festa. Nós tivemos o encontro Super Quinas e as meninas vinham ter comigo e diziam “depois ainda vamos ter a festa do futebol”.
Recebi, inclusive, a mensagem de uma mãe, numa das edições anteriores, que me disse que tinha valido a pena só pelo facto da filha ter chegado a casa e lhe ter dito que a senhora que falou ao microfone disse “o desporto é para todos”. É nisso que temos de insistir e tem de ser uma insistência todos os anos, porque depois desta geração virá outra.
CO: O Torneio Interfreguesias é a grande festa do desporto. O facto de ser interfreguesias promove a união e a identidade do concelho como um todo. Ontem (13 de maio) tivemos a reunião de lançamento da edição de 2025 com os presidentes de junta, os presidentes de coletividades e os treinadores que já se posicionam para trazer equipas. É unanime que para os miúdos, independentemente dos resultados, há dois pontos que eles gostam muito do torneio: a festa de abertura e a festa de encerramento.
Em Arouca, ao nível do desporto, tem sido feita uma aposta e os clubes têm muito mérito nisso, têm diversificado as modalidades e incluído as raparigas. Temos equipas femininas de futebol, voleibol, basquetebol, temos a ginástica, isto para além do futebol, do futsal e do atletismo. Tudo isto tem vindo a crescer e obriga o Município a ter atenção ao desporto. Estamos a preparar, neste momento, um projeto de alargamento do Complexo Desportivo de Arouca, ao mesmo tempo que já lançamos a empreitada de alargamento do Complexo Desportivo de Escariz.
Mas depois Arouca tem uma outra particularidade desportiva. Nós temos modalidades que são só nossas: temos o trail, o kayak, o rafting, o canyoning, o BTT. Características nossas que temos trabalhado e potenciado.
Texto e Fotos: Sofia Brandão
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.