A fase final da 2ª fase da 2.ª Divisão Distrital está ao rubro e repleta de emoção. Com apenas uma jornada por disputar, os dois lugares de subida, assim como o título de campeão, continuam em aberto. Tudo pode acontecer aos três da frente – FC Arouca (26 pontos), ACD Gião (24 pontos) e ADRE Palhaça (23 pontos) –mas é a equipa arouquense quem parte em vantagem. No passado domingo, 11 de maio, o FC Arouca venceu o GD Gafanha “B” por 2-4, mantendo-se na liderança da tabela com 26 pontos somados. A formação arouquense está agora apenas a um empate de garantir a promoção e pode até conquistar o título, dependendo dos resultados dessa última ronda.
Relativamente ao jogo, este teve um início entusiasmante, contando com cinco golos nos primeiros dez minutos. O GD Gafanha “B” inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, por intermédio de André Baltazar. Contudo, a resposta do FC Arouca foi imediata: Grilo restabeleceu a igualdade aos 2 minutos, seguindo-se os golos de Prata e Jorginho aos 2 e aos 3 minutos, respetivamente, colocando os visitantes na frente (1-3). À passagem do minuto 10, Jorginho bisou no encontro e ampliou a vantagem para 1-4. Na segunda parte, a equipa da casa ainda conseguiu reduzir a desvantagem aos 23 minutos, com um golo apontado por Jota Pê Miranda que fixou o resultado em 2-4.
No domingo, 18 de maio às 15h00, o FC Arouca recebe a ADRE Palhaça. No mesmo horário, o ACD Gião defronta o AD Couto Mineiro.
Nos cenários “em cima da mesa”, existe uma certeza: a vitória permite ao FC Arouca conquistar tanto a subida de divisão como o título de campeão. Contudo, o empate é suficiente para terminar dentro dos dois lugares de promoção, ficando o primeiro lugar a depender do resultado da partida do ACD Gião. Já a derrota pode também dar a subida, desde que não seja por uma diferença de golos maior do que um (entrando aqui os critérios de desempate).
Jornada 13 da 2ª Divisão Distrital – 2ªfase, GD Gafanha “B” x FC Arouca, 11/05/2025
GD Gafanha “B” 2 – 4 FC Arouca
Equipa Inicial GD Gafanha “B”: Simão Miranda (GR), David Costa, Jota Pê Miranda, André Baltazar e Rui Costa
Suplentes: Duarte Matos, Alexandre Neto, Gílcio Moreira e Eduardo Simões
Disciplina: Cartão amarelo a Jota Pê Miranda (5’), Gílcio Moreira (24’) e Rui Costa (27’)
Equipa Inicial FC Arouca: Diogo Saraiva (GR), Grilo, Prata, Jorginho e Fortunato
Suplentes: Magno (GR), Cerqueira, Diogo, Fernandes, Coelho, Diogo Rafael e João Chula
Disciplina: Cartão amarelo a Fortunato (5’) e Saraiva (36’)
Equipa de arbitragem: António Nunes, Silvino Silva e Maria Milheiro
Texto e Foto Arquivo: Sofia Brandão
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.