Eleições Legislativas: conheça os cabeças de lista por Aveiro

No próximo dia 18 de maio, os portugueses são chamados às urnas para eleger os deputados à Assembleia da República. No círculo eleitoral de Aveiro, diversos nomes de relevo nacional encabeçam as listas dos partidos/coligações. Desde o atual Primeiro-Ministro a veteranos da política e rostos mais recentes, conheça quem são os candidatos que disputam a confiança dos eleitores desta região.

AD – Coligação PSD/CDS: Luís Montenegro

Nasceu no Porto, a 16 de fevereiro de 1973, e é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, tendo também uma pós-graduação em Direito de Proteção de Dados Pessoais e um Programa Avançado em Gestão pelo INSEAD.

Advogado de profissão, fundou o escritório de advocacia SP&M, do qual foi sócio até julho de 2022. Exerceu a função de presidente da Assembleia Geral do Grupo Ferpinta e da Rádio Popular. Foi membro das principais instituições políticas de Espinho: Assembleia Municipal, da qual foi Presidente, e Câmara Municipal, onde foi vereador.

Em 2002, tornou-se deputado à Assembleia da República, ocupando esse cargo ao longo de 16 anos. Entre 2011 e 2017, foi Presidente da bancada parlamentar do PSD. No dia 28 de maio de 2022, venceu as eleições diretas do PSD, tornando-se Presidente do partido. Obteve a reeleição nas eleições diretas de 2024.

Em 2024, tomou posse como Primeiro-Ministro do XXIV Governo.

Partido Socialista: Pedro Nuno Santos

Nasceu em São João da Madeira, a 13 de abril de 1977. Licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. É economista e foi adjunto da Administração da TECMACAL,AS. No que à atividade política diz respeito, ocupou o cargo de Presidente da Assembleia de Freguesia de S. João da Madeira e foi Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares do XXI Governo Constitucional. Entre 2019 e 2022, assumiu a pasta do Ministério das Infraestruturas e Habitação. Foi ainda Membro da Comissão de Assuntos Europeus e da Comissão de Orçamento e Finanças (suplente) na XV Legislatura e deputado à Assembleia da República nas X, XII, XIII, XV e XVI Legislaturas.

Chega: Pedro Frazão

É médico-veterinário, docente e político. Entrou para a política aos 46 anos e atualmente desempenha as funções de vice-presidente do Chega e de deputado à Assembleia da República desde 2022. Foi também Vereador entre 2021-2024. Estudou Biologia Marinha e Pescas na Universidade do Algarve, acumulando, entre 1997 e 1999 a atividade profissional no Departamento de Biologia e Educação do Zoomarine. Foi para os Estados Unidos da América e trabalhou como investigador no Woods Hole Oceanographic Institution, em Boston. Voltou para Portugal e licenciou-se em Medicina Veterinária, fazendo depois também um Mestrado em Ciências Veterinárias. Trabalhou nas áreas de Sanidade e Epidemiologia Animal na Direção-Geral de Veterinária, do Ministério da Agricultura. Saiu, mais tarde, para se dedicar ao ensino, como professor, e fundar uma empresa de serviços médico-veterinários. Mantém-se como professor e no setor privado até hoje. Em maio de 2024, a CNN Portugal incluiu Frazão entre os comentadores políticos regulares.

Iniciativa Liberal: Mário Amorim Lopes

Tem 40 anos e é deputado na Assembleia da República, professor universitário e investigador. Concluiu dois mestrados, um em Economia e outro em Engenharia Informática, e um doutoramento em Gestão, Economia e Políticas de Saúde.

Na última legislatura, coordenou a Comissão de Saúde e a Comissão de Agricultura e Pescas. Fez também parte da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão e a Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

Trabalhou com diversas entidades do setor da saúde, incluindo hospitais públicos e ordens profissionais.

Bloco de Esquerda: Luís Fazenda

Nasceu a 8 de outubro de 1957 e é professor de profissão. Com um longo percurso político e cívico, é uma das figuras fundadoras do Bloco de Esquerda, partido criado em 1999.

Antes disso, foi dirigente da União Democrática Popular (UDP), tendo sido eleito deputado em regime de substituição à Assembleia da República em 1992 e 1994, durante a VI Legislatura. Com a criação do Bloco, aprofundou a sua intervenção política no Parlamento, sendo eleito deputado nas VIII, IX, X, XI e XII Legislaturas, e ocupando ainda o cargo de Vice-Presidente da Assembleia da República entre 2009 e 2011.

Livre: Filipe Honório

Natural de Leiria, é licenciado em Gestão e Mestre em Relações Internacionais. Trabalhou nas áreas da consultoria de gestão, projetos de investimento e desenvolvimento local, nos setores empresarial, associativismo e cooperativo. Viveu em Santa Maria da Feira, residindo, desde 2024, em São João da Madeira. Faz parte do Livre desde 2014 e é, atualmente, membro do Grupo de Coordenação Local do distrito de Aveiro e do Grupo de Contacto (direção nacional) do partido.

CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV): Isabel Cristina Tavares

54 anos, operária têxtil.

PAN (Pessoas-Animais-Natureza): Ana Gonçalves

O PAN elegeu Ana Gonçalves para encabeçar a lista do partido por Aveiro. A candidata tem 50 anos e reside em Santa Maria da Feira. É professora do Ensino Básico há mais de 25 anos. Filiou-se no PAN em 2017, sendo porta-voz da Comissão Política Distrital de Aveiro e da Concelhia de Santa Maria da Feira.

Partidos sem assento parlamentar

ADN (Alternativa Democrática Nacional): Inês Bastos

Natural de Santa Cruz, Coimbra, a candidata tem 42 anos e é assistente administrativa.

Nós, Cidadãos!: Paulo Alves

Natural de Felgueiras, reside atualmente em Aveiro e é gestor na área farmacêutica, empresário em consultoria e comércio internacional. Além disso, foi deputado municipal em Felgueiras entre 2005 e 2009.

PPM (Partido Popular Monárquico): José Américo Quaresma

Natural da freguesia de Moldes, é médico dentista desde 1994, com consultórios em Oliveira de Azeméis e Arouca, e dedica-se à prática exclusiva de Ortodontia em várias clínicas da região. O seu percurso académico inclui uma Licenciatura em Medicina Dentária e um Mestrado em Ortodontia, tendo inicialmente frequentado a Licenciatura em Geografia na área de Planeamento. Antes da sua carreira na saúde, exerceu funções como professor efetivo do Ensino Secundário durante mais de uma década.

Foi membro da Assembleia de Freguesia de Moldes durante 12 anos, assumindo a Presidência da Mesa da Assembleia por dois mandatos. No associativismo, destaca-se como Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Futebol Clube de Arouca, Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Centro de Arqueologia de Arouca e Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CCR Moldes.

RIR (Reagir, Incluir e Reciclar): José Santos

O candidato tem 50 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Relativamente à sua formação, completou o Curso Técnico Profissional de Comunicação e Difusão Fitoterapia e Homeopatia na Universidade Profissional do Norte. Além disso, conta no currículo com o curso do ISN (Nadador Salvador) e de Socorrismo. Atualmente, é técnico de manutenção de piscinas.

Volt: Spallou Ferreira

Nasceu em França, viveu dois anos na Áustria e veio para Portugal quando tinha 8 anos. Neste momento, frequenta o último ano do mestrado em Ciências do Mar e da Atmosfera na universidade de Aveiro.

PCTP: Alexandre de Almeida Caldeira

Ergue-te: Ana Carla Gamelas Diniz Antunes

Nova Direita: Ricardo Abel de Oliveira Gonçalves

Nota: O Discurso Direto contactou as 16 forças políticas que constam no boletim de voto do Círculo Eleitoral de Aveiro e, por isso, as informações apresentadas resultam das respostas obtidas pelas mesmas. Até à data desta publicação, não obtivemos comunicação por parte do PCTP/MRPP, Ergue-te, Nova Direita e CDU, daí constarem apenas os nomes dos cabeças de lista.

Texto: Sofia Brandão

Fotos: Redes Sociais Partidos

sobre o autor
Discurso Directo
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também