No passado domingo, o CCR São Martinho recebeu o S. Vicente Pereira S23, num jogo intenso que terminou com triunfo dos da casa por 5–3. O Discurso Directo marcou presença no encontro entre as duas equipas, que procuravam voltar às vitórias. Antes do pontapé de saída, todos os presentes uniram-se num minuto de silêncio em memória do Papa Francisco, que faleceu recentemente.
A primeira parte ficou marcada por uma temperatura elevada, que, aliada à falta de rega no terreno de jogo, contribuiu para um arranque menos vigoroso de ambas as equipas. Aos 22’, quebrou-se a monotonia quando Rui Moreira, camisola 7 do São Martinho, após bola jogada pelo flanco esquerdo, efetuou um bom cruzamento que Diogo Soares respondeu com oportunismo, inaugurando o marcador, com a bola a embater no poste antes de entrar. O S. Vicente Pereira reagiu bem e, aos 31’, Alexandre Cardoso recuperou a bola numa zona adiantada e finalizou com classe, desviando-a para o lado esquerdo do guarda-redes para restabelecer o empate.
Ainda antes do apito para os balneários, o São Martinho voltou a criar perigo: Diogo Soares, de novo dentro da área, visou à baliza adversária, mas o marcador não se alterou, e as equipas seguiram para o descanso em igualdade.
O calor persistiu e o ritmo baixo da primeira metade nada fazia prever o que viria a seguir após o interregno. Foram seis as substituições ao intervalo — quatro no São Martinho — que viriam a revolucionar o jogo dos da casa. Logo aos 49’, um passe vertical encontrou o recém-entrado Pedro Santos que, com um toque subtil, desviou a bola para o fundo da baliza de João Sousa, fazendo o 2–1. Aos 56’, Diogo Soares fez jus ao número nas costas: dominou a bola no corredor esquerdo, cortou para dentro tirando um adversário do caminho e rematou em arco ao poste mais distante — “golaço” do 10 e 3–1 no marcador.
À passagem da hora de jogo, o encontro atingiu um ritmo frenético com 4 golos em apenas 5 minutos.O S. Vicente Pereira reduziu para 3–2 aos 61’, após uma jogada de insistência na área que terminou com Alexandre Cardoso a fazer o bis. Um minuto depois, um passe teleguiado de João Melo descobriu o Pedro Santos na área, que, no frente a frente com João Sousa, voltou a levar a melhor sobre o guardião, picando a bola num “chapéu” perfeito. Aos 64’, o inconformado Alexandre Cardoso aproveitou um erro da defesa do São Martinho para recuperar a bola e fazer a jogada que terminaria com o 4–3 (autogolo de Ricardo Santos).
O minuto 65 foi nada menos que fantástico: na retoma do jogo, depois do 4–3, Alexandre Cardoso (mais uma vez) recuperou a bola, passou pelo guarda-redes, e in extremis, João Melo cortou aquilo que seria um golo certo, em cima da linha de golo, evitando assim o empate. A defesa do São Martinho aliviou sem rodeios para o meio-campo adversário. Foi neste momento que o guarda-redes João Melo saiu da área para “limpar” o lance e falhou clamorosamente, permitindo a Pedro Santos a recuperação de bola e daí o caminho para o 5–3 foi fácil. O camisa 11 completou o hattrick em apenas 20 minutos.
O restante tempo ficou marcado por um breve desacato nas bancadas (67’) rapidamente apaziguado. Aos 81’, o São Martinho dispôs de mais uma boa oportunidade para dilatar a vantagem, com um contra-ataque rápido pela direita, mas o marcador não se alterou até ao final.
Com esta vitória, o CCR São Martinho sobe à 6ª posição na tabela classificativa com 41 pontos, e na próxima jornada irá deslocar-se ao concelho de Santa Maria da Feira, para defrontar o 2º classificado, Sanguedo, no dia 4 de maio pelas 16h00. Já o S. Vicente Pereira S23, manteve o 11º lugar com 26 pontos. Na próxima jornada irá receber o Santiais, no dia 3 de maio às 17h15.
Jornada 26 da 2ª Divisão – Zona Norte da AF Aveiro, CCR São Martinho x S. Vicente Pereira S23, 27/4/2025 16H00
CCR São Martinho 5-3 S. Vicente Pereira S23
Equipa Titular CCR São Martinho: Ricardo Silva (GR), Tiago Nunes, Rui Moreira, Ricardo Santos, Rafael Freitas, Hélio Vieira, Diogo Soares, João Melo, Fábio Rocha, António Moreira e Paulinho.
Suplentes: Gonçalo Cunha (GR), João Moreira, Ricardo Pinto, Joel Moreira, Samuel Teixeira, Pedro Santos e Luís Pinto.
Substituições:
46 – Saíram Tiago Nunes, Rafael Freitas, Fábio Rocha e António Moreira, entraram João Moreira, Joel Moreira, Samuel Teixeira e Pedro Santos.
64 – Saiu Rui Moreira, entrou Ricardo Pinto.
72 – Saiu João Melo, entrou Luís Pinto.
Disciplina:
Cartão amarelo a Pedro Santos (59) e João Melo (64)
Equipa Titular S. Vicente Pereira S23: Simão Gonçalves (GR), Diogo Tavares, Sérgio Almeida, Rui Duarte, Alexandre Cardoso, Hugo Oliveira, Miguel Ribeiro, André Ramos, Gonçalo Costa, Diogo Garranas e Nuno Melo.
Suplentes: João Sousa (GR), Artur Bandeira, José Nuno e Diego Araújo.
Substituições:
46 – Saíram Simão Gonçalves e Nuno Melo, entraram João Sousa e José Nuno.
75 – Saíram Miguel Ribeiro e Gonçalo Costa, entraram Artur Bandeira e Diego Araújo.
Disciplina:
Cartão amarelo a José Nuno (62) e André Ramos (77)
Arbitragem: Vasco Alves, João Sousa, João Bernardes
Tempo de compensação: 0 minutos na primeira parte, 4 na segunda.
Texto e Foto: Pedro Gonçalves
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.