Arouca prepara-se para celebrar o Dia do Município e a Festa da Rainha Santa Mafalda

O Município de Arouca vai assinalar, no próximo dia 2 de maio, o feriado municipal em honra da Rainha Santa Mafalda. As celebrações arrancam já no dia 1 de maio, quinta-feira, com a inauguração de duas exposições: “A Mulher na Vida do Mosteiro de Arouca: 10 exemplos de vida no feminino, na riqueza e no poder” e “Quem Casa Com Quem?” nos Claustros e na receção do Mosteiro de Arouca, respetivamente. Estas estarão expostas até ao dia 6 de julho.

Relativamente à exposição “A Mulher na Vida do Mosteiro de Arouca: 10 exemplos de vida no feminino, na riqueza e no poder”, apresentada em 2024 no Castelo de Trakošćan, na Croácia, resultou de uma colaboração internacional com o Mosteiro de Arouca, o Instituto Público do Património Cultural, a Câmara Municipal de Arouca e a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda. Através de uma série de exemplos simbólicos e evocativos, a exposição ofereceu uma visão do mundo espiritual, intelectual e cultural das mulheres que viveram durante séculos dentro dos muros do mosteiro cisterciense de Arouca nos seus mais variados papéis, desde a Rainha Mafalda Sanches, a várias abadessas ou até à criada da última monja.

Já a exposição “Quem Casa Com Quem?” trata-se de uma iniciativa do Castelo de Trakošćan. Focada nas relações e casamentos entre os nobres, tomando como exemplo a família Drašković, ligada desde os primórdios à posse e administração do Castelo de Trakošćan, esta exibição aborda o papel relevante desta família na história da Croácia e também a posição, papel e influência da mulher nos casamentos nobres e aristocráticos, desde o namoro até ao contrato de casamento, e desde o dote até à administração de bens e propriedades.

No dia 2 de maio, Dia do Município e da Festa da Rainha Santa Mafalda, o programa das comemorações terá início às 9h00, onde se incluiu a cerimónia de atribuição da Medalha de Mérito Municipal à Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, no edifício dos Paços do Concelho, pelas 9h15. O ponto mais alto das celebrações será a cerimónia religiosa, nomeadamente a missa, à qual se segue a procissão solene pelas ruas da vila, marcada para as 17h00, com a representação das Irmandades e Confrarias do Concelho de Arouca e da Irmandade do Mosteiro de Lorvão e Celas. O programa encerrará pelas 18h30.

A imagem escolhida para o cartaz deste ano, como poderá consultar abaixo, é uma página de um códice do século XVII, onde se crê estar representada a Rainha Santa Mafalda.

Texto: Sofia Brandão

Foto: Mosteiro de Arouca

sobre o autor
Discurso Directo
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também