Concelho de Arouca vai assistindo ao regresso da eletricidade

O apagão geral afetou Portugal Continental durante grande parte do dia

Segunda-feira, 11h33: o país parou. Um apagão total deixou as pessoas confusas, sem perceberem muito bem se seria apenas mais uma falha de eletricidade momentânea. Mas assim não o foi. A pouco e pouco, começaram a chegar notícias, principalmente através da rádio, que tentavam dar conta sobre o que, de facto, estava a acontecer. Portugal e Espanha foram os países afetados – os arquipélagos dos Açores e da Madeira não sofreram qualquer impacto.

Arouca não foi exceção e vários estabelecimentos foram fortemente afetados, com alguns a terem mesmo de fechar as portas durante o dia.

De acordo com as informações que o Município de Arouca foi divulgando, está a ser reposto o fornecimento de eletricidade em alguns pontos do concelho. O Discurso Direto sabe que, neste preciso momento, todas as freguesias já têm energia elétrica, porém a eletricidade ainda não chegou a todos os lugares.

Devido à evolução da situação, no dia de amanhã (terça-feira, 29 de abril), os Agrupamentos de Escolas de Arouca e o de Escariz, que inicialmente iriam estar encerrados, vão estar em funcionamento normal. Isto porque há a previsão de que “nas próximas horas possa estar totalmente reposta a normalidade no fornecimento da energia elétrica a nível local”, refere o Município nas redes sociais.

O Município de Arouca mantém reiteradamente o apelo à calma e à tranquilidade e deixa também nota de que, em caso de emergência, os cidadãos devem ligar para o número de telefone 967 067 281 (Bombeiros Voluntários de Arouca). O quartel dos Bombeiros Voluntários de Arouca encontra-se ainda a funcionar como local de apoio para situações de emergência que possam surgir.

Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal, ativou o Plano de Emergência Municipal pelas 17h30, durante a sessão da Assembleia Municipal.

Durante o dia de amanhã e sempre que existir informação pertinente, o Discurso Directo vai efetuando as atualizações necessárias da situação, sempre que tal for possível.

Texto: Sofia Brandão e Simão Duarte

sobre o autor
Discurso Directo
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também