João Pedro Lourenço, natural de Cinfães, marcou a sua estreia internacional a 13 de abril, apresentando “Ressonâncias Climáticas: A Sinfonia das Esferas Percussivas” no Festival SOXXI, em Canals, Valência. Concebida pelo compositor Vitor Rua e interpretada por João Pedro e pelo músico João Reis, a performance juntou percussão solo, vídeo, luzes, poesia, prosa e som processado em tempo real.
Estruturada em seis partes — cada uma dedicada a um elemento natural —, a criação transformou questões ambientais em paisagens sonoras, explorando a relação entre o ser humano, a natureza e o cosmos. Mais do que um concerto, “Ressonâncias Climáticas” funcionou como um apelo sensorial à consciência ambiental e à responsabilidade coletiva.
Para além da atividade artística, João Pedro Lourenço concilia a carreira musical com dois mestrados em Música, na Universidade do Minho e na Universidade de Aveiro.
A organização Cinfães – Capital da Música e das Tradições felicitou o jovem percussionista pelo talento e dedicação, desejando-lhe sucesso nos próximos passos desta promissora trajetória internacional.
Texto: Pedro Gonçalves
Foto: CM Cinfães
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.