Concerto de Páscoa 2025

Um turbilhão de Hossanas sonoros ecoou esta tarde de Domingo de Ramos na Igreja jubilar do Mosteiro de Arouca, cujo amplo e belo espaço barroco se encheu com a extraordinária e vibrante sonoridade deste magnífico Concerto de Páscoa, executado pela Banda Musical de
Arouca, sob a direção do seu maestro Ivo Silva, em plena comemoração do seu bicentenário. O palco para este concerto não podia ser mais bem escolhido, nem mais adequado para este Concerto de Páscoa.

Constituído pela interpretação de 4 peças, criteriosamente selecionadas para esta quadra pascal, este Concerto, através de uma perfeita combinação dos seus diversos naipes, desde os instrumentos de corda e de sopro, até aos metais, às madeiras e à percussão, ofereceu
momentos de uma extraordinária sonoridade que pretendiam despertar no público, ora sentimentos de suave melancolia e de profunda introspeção, ora sentimentos de esperança, de otimismo e de alegria.

Uma breve explicação de cada uma das peças, antes da sua execução, pretendeu ajudar os ouvintes à descodificação interpretativa das diversas sonoridades que os envolvia e os tocava na sua sensibilidade artística. A beleza musical das peças interpretadas, aliada à riqueza artística do cenário barroco envolvente fizeram deste Concerto um momento alto, não só desta quadra pascal, que hoje se iniciou com a Semana Santa, como também do programa do bicentenário da Banda Musical de Arouca, que está a decorrer ao longo deste ano.

Texto: José Cerca

Foto: Carlos Pinho

sobre o autor
Discurso Directo
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também