Os primeiros pontos que o FC Arouca roubou ao Benfica no Estádio da Luz

Em 2013, na época de estreia na Primeira Liga, os arouquenses voltaram à Luz e empataram a duas bolas, como se sucedeu ontem

Na noite de ontem, domingo, o FC Arouca foi à Luz empataram a duas bolas com o SL Benfica, um resultado importantíssimo para as contas da manutenção, sendo também uma prova de força e da capacidade da equipa arouquense de praticar um bom futebol, apesar das várias ausências com que partiram para o duelo.

Contudo, esta não foi a primeira vez que o FC Arouca roubou pontos na Luz, especialmente empatando a duas bolas: no lido ano de 2013, na primeira deslocação do FCA ao terreno encarnado em jogo para a Liga, os arouquenses também empataram a duas bolas.

A 6 de dezembro de 2013, num encontro da 12ª jornada, existiu um duelo entre o líder SL Benfica (com os mesmos 26 pontos do vice-líder Sporting) e o penúltimo classificado FC Arouca (com os mesmos 8 pontos do último classificado Paços de Ferreira).

Nos primeiros minutos do encontro, Lima, com um cabeceamento cruzado, ameaçou o golo. Contudo, foi o FCA quem marcou primeiro: corria o minuto 18 quando David Simão dispôs de um livre pela faixa direita, junto à linha lateral. O médio, com o seu pé canhoto, enviou um cruzamento/remate à baliza defendida por Artur Moraes, que não conseguiu evitar o primeiro golo arouquense. David não celebrou o golo que marcou, por respeito ao clube do qual se desvinculara recentemente, mas os restantes colegas fizeram uma enorme festa.

Até ao intervalo, as águias ameaçaram o golo de todas as formas e feitios, mas, por mais do que uma ocasião, Cássio apresentou-se em grande plano a defender os remates efetuados principalmente por Lima e Rodrigo. Em cima do minuto 40, o guardião arouquense nada podia fazer perante o golo de Lima. Numa rápida combinação pela direita, Maxi Pereira, já no interior da área, serviu o seu colega que, na pequena área e de frente para a baliza, só teve de encostar. No minuto seguinte, Roberto foi colocado na cara de Artur Moraes e, vendo o guardião adiantado, o avançado arouquense tentou o chapéu, que saiu-lhe curto.

O empate a uma bola manteve-se até ao minuto 73, altura em que o FC Arouca voltou a colocar-se em vantagem: Tinoco, lateral esquerdo, enviou um lançamento longo para a área, onde, após uma carambola, Pintassilgo, descaído para a direita, cruzou para o segundo poste. Solto de marcação e bem próximo da baliza, Serginho voou para cabecear a bola para o fundo das redes.

A oito minutos do fim, num lance em que suscitou dúvidas, Sulejmani caiu na área. O árbitro Rui Costa, perto do lance, entendeu que Balliu derrubou o extremo encarnado, tendo assinalado grande penalidade. Na cobrança do castigo máximo, Lima atirou para o meio e marcou o 2-2 final. Cássio atirou-se para a sua direita, mas, com a perna, ainda tocou no esférico antes deste entrar. Até final, a equipa do SL Benfica bem tentou o 3-2, mas não teve pontaria.

Em 2013 e em 2025, com o empate a duas bolas na Luz, o FC Arouca tirou o Benfica da liderança da Liga.

Recorde-se que esse encontro de 2013 a que nos referimos neste artigo não foi a primeira deslocação do FC Arouca ao Estádio da Luz: essa aconteceu uns anos antes, em 2010, num duelo para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal. O FC Arouca foi derrotado por 5-1, mas o povo arouquense compareceu em peso e, apesar dos 5-0, festejou efusivamente o tento solitário de honra de Diogo Santos, ao minuto 87.

Maria de Lurdes, uma das mais conhecidas adeptas arouquenses

Jornada 12 da Liga ZON Sagres, SL Benfica x FC Arouca, 6/12/2013 20:15H

SL Benfica 2-2 FC Arouca

Equipa Titular SL Benfica: Artur Moraes (GR), Maxi Pereira, Luisão, Garay, Bruno Cortez (DF), Fejsa, Gaitán, Enzo Pérez (MD), Lima, Rodrigo Moreno e Markovic(AV)

Suplentes: Paulo Lopes(GR), André Almeida, Jardel (DF), Djuricic (MD), Funes Mori, Sulejmani e Ivan Cavaleiro (AV)

Substituições:

Intervalo – Saiu Bruno Cortez, entrou Sulejmani

61 – Saiu Markovic, entrou Funes Mori

84 – Saiu Fejsa, entrou Ivan Cavaleiro

Disciplina:

Cartão amarelo a Rodrigo Moreno (59) e Enzo Pérez (90+1)

Equipa Titular FC Arouca: Cássio (GR), Iván Balliu, Mika, Diego Galo, Luís Tinoco (DF), Nuno Coelho, David Simão, Bruno Amaro (MD), Pintassilgo, Roberto e Cristian Ceballos (AV)

Suplentes: Rui Sacramento (GR), Luís Dias (DF), Soares (MD), Hugo Monteiro, Romário, André Claro e Serginho (AV)

Substituições:

7 – Saiu Mika, entrou Soares

59 – Saiu Ceballos, entrou Serginho

78 – Saiu Pintassilgo, entrou André Claro

Disciplina:

Cartão amarelo a David Simão (19), Serginho (79), Iván Balliu (82), Cássio (86), Luís Tinoco (90+4)

Texto: Simão Duarte

Fotos:  Página de Facebook “Fãs do Arouca” e Arquivo Daniel Monteiro (DD)

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também