Após cinco duelos disputados no Estádio Municipal de Arouca, todos eles vencidos pelos caseiros, o Famalicão quebrou ao final desta tarde a malapata, ao vencer por 1-2 o FC Arouca.
Em relação às escolhas dos treinadores, Vasco Seabra promoveu tripla alteração, com as entradas de Alex Pinto, Danté e Henrique Araújo para os lugares de Esgaio, Weverson e Yalçin. Hugo Oliveira manteve os mesmos titulares da vitória em casa diante do AVS.
Em terras de Santa Mafalda, o encontro arrancou tranquilamente, com as duas equipas a pressionarem-se mutuamente e intensamente a primeira fase de construção, procurando forçar ao erro. Durante o primeiro tempo, foram constantes alguns maus passes, de parte a parte, devido a este pormenor.
No que às chances de golo diz respeito, estas surgiram a espaços timidamente. Ao minuto 19, Puche não deu por perdida uma bola na faixa esquerda, ganhou a frente a Mihaj e este pisou-o, reconhecendo de imediato que o fez. O VAR chamou o árbitro, fruto da dúvida da falta ter sido feita dentro ou fora da área, mas a decisão manteve-se. Na cobrança, Carevic adivinhou o lado e defendeu o remate de Jason, mas não agarrou a bola. Esta sobrou para Henrique Araújo, que tentou o chapéu, cabeceando deliberadamente contra o relvado, mas um corte em cima da linha de De Haas impediu o golo. O Arouca, por cima do encontro, voltou a tentar aos, 30’ e aos 32’, por Trezza e Jason, com o remate do último a bater com estrondo na trave.
A dez minutos do intervalo, Chico Lamba arriscou imenso e rasteirou dentro da área Gustavo Sá. Aranda, na cobrança do castigo máximo, esbanjou classe: um panenka muito bem executado pelo extremo colocou os famalicenses na frente do marcador.
Nos primeiros minutos do segundo tempo, os ânimos foram aquecendo dentro e fora de campo, até porque tanto Vasco Seabra como Hugo Oliveira foram expulsos aos 55 minutos. Com ambos os “patrões” fora da “loja”, dentro de campo a partida manteve-se bastante dividida, com a toada de jogo bem idêntica ao do primeiro tempo.
Foi preciso esperar até ao minuto 69 para surgir uma chance clamorosa: Trezza rompeu pela esquerda, Mihaj protegeu a bola, mas Carevic, ao sair à bola, acabou por derrubar o avançado arouquense. Desta vez, Henrique Araújo assumiu a cobrança e o resultado já foi diferente: bola para o fundo das redes, 1-1 no marcador. O empate a uma bola durou apenas cinco minutos, já que Topic, na sequência de um canto, atirou de primeira para o 1-2.
Até ao final, apesar da criatividade nas soluções arouquenses (Popovic voltou a ser ponta de lança improvisado), o resultado jamais se alterou, com o Famalicão a quebrar a malapata.
Com este resultado, o FC Arouca mantém-se em 12º lugar com 29 pontos. Na próxima jornada, vai deslocar-se ao Estádio da Luz, para defrontar o SL Benfica.
Tempo de compensação: 5 minutos na 1ª e na 2ª parte.
Espetadores: 1699
Suplentes Arouca:
Valido,Vinarcik(GR);Popovic(DF);P.Moreira,Loum,Sylla(MD);Yalçin, Mansilla(AV)
Ficaram de fora Matías Rocha, Galovic, Esgaio, D.Simão (lesão), Pablo, Nandín, Weverson
Suplentes Famalicão:
Zlobin(GR);L.Realpe,P.Bondo(DF);S.Lobato,Omar.M(MD);G.Dias,Zabiri,Sejk(AV)
Substituições Arouca:
65 – Saíram Fukui e Puche, entraram Sylla e Mansilla
80 – Saíram H.Araújo e P.Santos, entraram Yalçin e Loum
85 – Saiu Jason, entrou Popovic
Substituições Famalicão:
Intervalo – Saiu De Amorim, entrou Topic
67 – Saiu Aranda, entrou Gil Dias
84 – Saíram Sorriso, Elisor e G.Sá, entraram Bondo, Sejk e S.Lobato
Arbitragem:
Gonçalo Neves, Pedro.F, Carlos.C e José.R No VAR, Manuel Oliveira e André.D
Disciplina Arouca:
Cartão amarelo a C.Lamba(33), Yalçin(82), Loum(90).Vermelho ao treinador Vasco Seabra(55)
Disciplina Famalicão:
Cartão amarelo a Mihaj(19), Rodrigo.P(29), De Looi(54), Rafa(64).Vermelho ao treinador Hugo Oliveira(55)
Os onzes titulares de FC Arouca e FC Famalicão
Texto: Simão Duarte
Foto: Pedro Fontes
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.