Vasco Seabra e a ausência de David Simão: “Não há jogadores insubstituíveis, mas que ele faz muita falta, faz”

A conferência de imprensa de antevisão ao duelo com o SC Braga foi a primeira desde a lesão de David Simão e a intervenção cirúrgica a que o médio foi submetido, a qual, como o Discurso Directo referiu em hora oportuna, o retira dos relvados até ao final da temporada.

Recorde-se que corria o minuto 19 do FC Arouca 1-1 Estoril Praia quando David Simão, o capitão do FCA, chocou com o ala-direito adversário, Wagner Pina, na sequência de uma duelo e ambos caíram ao relvado. Após ter sido assistido, não foi possível retomar ao relvado, tendo sido substituído por Pedro Santos ao minuto 23. No intervalo, ao sair do banco de suplentes para os balneários, David Simão teve mesmo de ser amparado por elementos do staff arouquense, fruto das intensas dores que estava a sentir. A 19 de março, o próprio jogador, através das suas redes sociais, confirmou o pior cenário: David Simão não vai jogar mais esta temporada, tendo sido operado, na sequência da fratura da tíbia.

Questionado acerca da sua ausência, o treinador Vasco Seabra começou por afirmar que “não há jogadores insubstituíveis, mas que ele faz muita falta, faz”.

“Isso é inegável e inevitável, pelo peso que tem na equipa, pelo peso que tem no clube, pela forma de jogar, pela “ranhosice” que tem, por essa “ranhosice” que também mete nos colegas, nos adversários e pela forma como também interpreta o jogo e acaba por ser também um líder e um treinador dentro de campo, perante as ideias que percebe da equipa técnica e que procura passar para os colegas. É um jogador que nos fará falta, porque gostamos dele, por isso é que também jogava quase todos os jogos, com muitos minutos, por isso, é natural que seja um jogador que tenha muita influência na equipa.”, prosseguiu o técnico.

Vasco Seabra apontou também para os restantes médios no plantel, que serão parte da solução para colmatar a ausência do camisola cinco: “A verdade é que nós, independentemente disso, sentimos uma confiança muito grande nos jogadores que temos à disposição para o meio campo. E também não deixa de ser verdade que já vencemos jogos e também fizemos bons jogos quando o David Simão não esteve por lesão ou por castigo. De qualquer das formas, sentimos que as características do Pedro Moreira, do Pedro Santos e do Loum nos dão segurança também para aquilo que são, porque o Fukui estava a jogar. Sentimos que são características que nos dão, apesar de diferentes, nos dão soluções e viabilidade para que o nosso jogo continue a ter fluidez e continue a ser capaz de jogarmos para a frente, de termos a bola, de assumirmos o jogo e de termos essa presença de jogo fluido para que consigamos fazer a bola chegar aos nossos jogadores que jogam entre linhas, seja o nosso dez (médio ofensivo), seja o nosso ala por dentro, seja o nosso lateral que às vezes vai por dentro”.

“Sentimos que temos na mesma essas características e essa capacidade no nosso meio campo, por isso, estamos felizes com os jogadores que temos, infelizes e tristes porque perdemos o David [Simão], que era um jogador que não queríamos perder, mas confiantes naquilo que o grupo é capaz de se reinventar para construirmos aquelas que são as nossas características.”, concluiu

Aos 34 anos, o experiente médio David Simão conta com 210 jogos efetuados pelo FC Arouca, distribuídos pelas seis épocas e meia em que jogou pelo principal emblema arouquense. A propósito da marca dos 200 jogos, recorde o texto efetuado à data (“200 jogos de David Simão, o maestro de terras de Santa Mafalda”), disponível no nosso site.

Texto: Simão Duarte

Foto: Pedro Fontes

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também