FC Arouca desloca-se esta noite a Braga

É esperado forte apoio dos adeptos arouquenses

Após a pausa para seleções, o FC Arouca volta a jogar já este sábado. Pelas 20h30, a bola vai rolar no Estádio Municipal de Braga, na Pedreira, onde FC Arouca e SC Braga vão medir forças, um encontro da 27ª jornada da Liga Portugal.

O forte apoio que os arouquenses irão dar será, certamente, um fator de impulso para a equipa, na medida em que, à imagem do que já foi feito esta temporada nas deslocações a Famalicão, a Guimarães e à Vila das Aves, o FCA disponibilizou gratuitamente bilhete e autocarro.

O histórico de confrontos aponta para uma clara vantagem bracarense, que venceu 12 dos 18 duelos (contando com Taça de Portugal e Taça da Liga). Porém, desses 18 duelos, quatro terminaram empatados e apenas dois foram vencidos pelos Lobos de Arouca.

Na conferência de imprensa de antevisão à partida, o treinador Vasco Seabra cogitou como o SC Braga se apresentará em termos de esquema tático e de estratégia, elencou as provas do crescimento das duas equipas e esclareceu os casos que se encontrar entregues ao departamento médico. Estas foram algumas das questões respondidas pelo técnico:

  • O que é que espera deste SC Braga?

“É um adversário muito difícil. Desde 29 de dezembro, penso, tem apenas uma derrota. Uma equipa muito competente, muito competitiva. A jogar no seu estádio, mais ainda. Sei que vai querer dar sequência a isso. Tem um excelente treinador, que tem ideias muito claras, que as equipas conseguem normalmente ter sucesso. Por isso, estão todos os ingredientes para nós sabermos que vamos ter um adversário fortíssimo e que é uma oportunidade fantástica para competirmos, sermos valentes, bravos e mostrarmos toda a nossa união e força porque temos capacidade para competir contra um adversário muito bom. Temos a possibilidade de sermos nós, desafiar-nos a estar nos 100% e se estivermos a 100%, tenho confiança total que vamos competir no jogo e vamos ser um adversário também muito difícil para o Braga”

  • Há sempre uma espécie de incógnita de como é que o SC Braga se vai apresentar em campo, seja no 4x2x3x1 ou em 3x4x3, com o Gabri Martínez como ala esquerdo e a baralhar um pouco as coisas. Que SC Braga é que espera encontrar amanhã em termos de esquema tático e do jogar propriamente dito?

“Acredito que o jogo, na sua matriz, vai mostrar um SC Braga que vai querer ter a bola, querer ter muita mobilidade nos médios, que é uma característica também e também com muitos ataques à profundidade, principalmente do ponta (de lança) e do dez (médio ofensivo), jogando dessa forma.

A forma como poderá depois forçar-nos à nossa pressão, à nossa construção, portanto com a pressão deles, sinceramente, acredito que será mais com a linha de quatro (ponta de lança à frente e três médios atrás), mas independentemente de uma ou de outra situação, a nossa equipa está preparada para ambas. Treinamos a adversidade de termos uma ou outra forma de defender do adversário, por isso, os nossos jogadores estão preparados.

Sentimos que é, mais até do que a forma como poderão fazê-lo, tem a ver com a forma como nós quisermos contrariar isso, para estarmos altamente despertos no jogo, sentirmos a forma como nos estão a tentar anular e tentarmos sair dessas amarras para conseguirmos também colocar o nosso jogo em prática e sermos altamente capazes, com olhos na baliza. No último jogo, fizemos muito menos remates e chegadas no último terço do que queríamos, por isso, é o momento de nos desafiarmos e de voltarmos àquilo que é a nossa matriz e o nosso padrão também.”

  • O SC Braga foi o primeiro adversário que enfrentou enquanto treinador do Arouca. Que mudanças vê desde essa altura e o que espera que seja diferente neste jogo?

“Muitas, de uma e de outra equipa. Penso que ambas as equipas cresceram muito. Nós estamos mais estáveis, mais compactos também. Nos últimos 15 jogos, que é praticamente os nossos 17 que fizemos, penso que somos a sexta ou sétima equipa com mais pontos conquistados. O SC Braga também, como referimos, nos últimos dez jogos, é a equipa com mais pontos, ou seja, duas equipas que têm crescido muito, que também no mercado de inverno acabaram por se ajustar e por estar muito compactas e criarem um grupo ainda mais forte e mais coeso.

Duas equipas que também, no ano civil de 2025, só têm uma derrota cada uma, por isso nós sentimos que são duas equipas que cresceram muito, têm vindo a demonstrar também qualidade e portanto sinto que vai ser um bom jogo. E eu sinto que se nós tivermos, volto a reforçar, se tivermos a 100%, acredito que vamos ser uma equipa muito competitiva e que vamos ter do outro lado uma equipa que também vai querer ganhar no seu estádio e vai querer mostrar também aos seus adeptos que vai lutar pelo título até o fim.”

Nino Galovic e David Simão são ausências confirmadas para uma partida em que Tiago Esgaio, Pablo Gozálbez, Dylan Nandín e Chico Lamba estão em dúvida, fruto de lesões recentes, com o último dos nomes agora referidos num processo mais acelerado de dúvida (ou seja, é o mais provável a ir a jogo). Caso Jason, Weverson, Trezza e Chico Lamba vejam amarelo, falham a receção ao Famalicão.

Os onzes prováveis de SC Braga e FC Arouca

Texto: Simão Duarte

Foto: SC Braga

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também