Evento ocorreu no Centro Juventude de Braga e abordou a contribuição da imprensa Regional para a Construção do Portugal Democrático
Foi no Centro Juventude de Braga, este fim de semana, que decorreu o Encontro promovido pela ANIR (Associação Nacional da Imprensa Regional) relativo à imprensa digital e impressa e a sua contribuição para a construção do Portugal democrático, e a sua revitalização e sustentabilidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Braga Ricardo Rio deu as boas-vindas aos presentes, pelas 10h30, seguido da intervenção do diretor da ANIR Eduardo Costa. Às 11h15 foi altura para difundir a visão do governo sobre as políticas públicas para a revitalização e sustentabilidade dos OCS locais e regionais, e as soluções para diminuir o “deserto de notícias”. Paralelamente, o secretário de Estado com a tutela da Comunicação Social, Carlos Abreu Amorim, interveio e foram colocadas questões por escrito. Ao 12h15 ficou a saber-se o que pensam os ex-presidentes de câmara municipal sobre o assunto, nomeadamente Paulo Cunha, ex-Presidente da CM de Famalicão (Dep. Parlamento Europeu). Pela tarde, abordaram a regulação da imprensa local e regional: continuidades e mudanças na era digital, e ouviu-se a intervenção da Presidente do Conselho Regulador da ERC Helena Sousa. Além disso, abordou-se o contributo da CS Local e Regional para o combate à desinformação e fake news e Alberto Arons de Carvalho (ex-governante-secretário de Estado da Comunicação Social) interveio.
Ao aproximar-se o final do dia um novo tema foi introduzido “Imprensa, Revolução e democracia”, guiado por Maria Inácia Rezola e Carlos Camponês. Foi ainda apresentado o prémio de reconhecimento aos jornais que “ontem, hoje e amanhã contribuem para a construção do Portugal democrático” que o Discurso Directo também recebeu.
No domingo o dia abriu com a intervenção dos GP dos Partidos com assento da AR. Após o almoço foi altura para se discutir a “Imprensa Regional: o caminho desde a sua afirmação como imprensa de proximidade essencial ao Portugal democrático, à realidade de hoje, com um deserto de notícias em mais de 60 concelhos e mais de metade sem jornal impresso”. A este propósito interveio Luís Marques Mendes, (ex-governante – secretário de Estado da CS e da Presidência do Conselho de Ministros, autor do Estatuto da Imprensa Regional). Pelas 16h00, apresentou-se a Estrutura de Missão, as políticas públicas para a CS Local com a intervenção do Diretor Sérgio Gomes da Silva. Para finalizar, às 17h00, abordou-se “As diferentes realidades da CS Local e Regional, as ideias dos sócios para a revisão dos incentivos para a Comunicação Social”.
Carlos Santos, sócio gerente do jornal Discurso Directo, a receber o prémio de reconhecimento aos jornais
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.