Após garantir a qualificação para a Liga Europa no “sofá”, FCA celebrou a conquista com os arouquenses na casa do adversário
3 de maio de 2016: após vencer em casa o Nacional por 3-0 (bis de Walter González e ainda um golo de Mateus), o FC Arouca ofereceu o bilhete e a viagem a todos os arouquenses que pretendessem assistir ao Estoril x FC Arouca, marcado para o início da noite de uma segunda-feira (9 de maio de 2016, pelas 20h00).
“O Sonho Europeu”, assim anunciava o clube, que estava bem próximo de um feito histórico, na medida em que, a duas jornadas do fim da Liga (e a cumprir apenas a sua 3ª participação de sempre no mais alto escalão do futebol português), o FC Arouca lutava pela qualificação para as competições europeias, mais concretamente a Liga Europa.
Contudo, no sábado, dia 7 de maio de 2016, pelas 16h15, o Rio Ave, que lutava pelo mesmo que o FCA, recebia em casa o FC Porto. Os azuis e brancos venceram por 1-3 e, ao final da tarde, o FCA festejou a confirmação do 5º lugar no “sofá”. No Facebook do FC Arouca, um vídeo publicado à data e que conta agora com mais de 214 mil visualizações mostrou grande parte do plantel daquela época em euforia, festejando orgulhosamente a página que haviam acabado de escrever no livro da vasta história do FC Arouca.
Na segunda-feira já referida acima, vários autocarros saíram do Estádio Municipal com centenas de arouquenses, em direção a Lisboa, para preencher as bancadas do Estádio Coimbra da Mota. Lá, uma franja de adeptos fez erguer uma sequência de cartazes, os quais produziram uma das fotografias e frases mais famosas da história do emblema canarinho arouquense: “Das Distritais à Europa, Nós Conseguimos. Orgulho Arouquense”.
O jogo propriamente dito era de maior importância para o Estoril, que ainda lutava, a par com Rio Ave e Paços de Ferreira, pelo sexto lugar, o qual ainda dava acesso às competições europeias. Em clima de festa, foi o FCA quem se colocou primeiro em vantagem na partida, com um auto-golo de Anderson Luís (o qual, curiosamente, viria a juntar-se na época seguinte ao FCA), que não conseguiu desviar do caminho da baliza um chapéu de Walter González. Os estorilistas correram atrás do resultado e, a cinco minutos dos 90, conquistaram o empate. O médio brasileiro Matheus Oliveira, filho de Bebeto, cruzou a bola para a zona onde Diakhité, solto de marcação, cabeceou para o fundo das redes.
Muita coisa mudou desde então, mas uma coisa é certa: 2016 continua a ser um ano histórico para os arouquenses, na medida em que viram o FCA alcançar uma inédita qualificação para a Liga Europa e, pouco tempo depois, a conquista da seleção nacional do Europeu em França, onde as cores arouquenses também estiveram presentes.
Jornada 33 da Liga Portugal, Estoril-Praia x FC Arouca, 9/5/2016 20:00H
Estoril-Praia 1-1 FC Arouca
Equipa Titular Estoril Praia: Georgemy (GR), Anderson Luís, Oumar Diakhité, Diego Carlos, Pedro Botelho (DF), Afonso Taira, Anderson Esiti, Mattheus Oliveira (MD), Léo Bonatini, Frédéric Mendy e Marion (AV)
Suplentes: Rúben Dionísio (GR), Mano, Bruno Miguel, Dankler (DF), Babanco (MD), Dieguinho e Felipe Augusto (AV)
Substituições:
71 – Saiu Marion, entrou Felipe Augusto
87 – Saiu Léo Bonatini, entrou Bruno Miguel
Disciplina:
Cartão amarelo a Anderson Esiti (55) e Afonso Taira (90+2)
Equipa Titular FC Arouca: Bracali (GR), Gegé, Hugo Basto, Jubal, Lucas Lima (DF), Nuno Coelho, David Simão, Nuno Valente (MD), Mateus, Walter González e Ivo Rodrigues (AV)
Suplentes: Rui Sacramento (GR), Emiliano Albín, Nelsinho (DF), Artur (MD), Zequinha, Maurides e Jorginho (AV)
Substituições:
64 – Saiu Walter González, entrou Maurides
81 – Saiu Mateus, entrou Jorginho
90 – Saiu David Simão, entrou Emiliano Albín
Disciplina:
–
Alguns dos autocarros que levaram os arouquenses a Lisboa nesse dia
A presença arouquense na final do Euro 2016, que Portugal venceu
Texto: Simão Duarte
Foto: Página de Facebook “Força Arouca”, FC Arouca e página de Facebook “Fãs do Arouca”
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.