Segundo a imprensa desportiva, o emblema brasileiro não cumpriu os pagamentos da transferência de Basso
João Basso é um nome que se mantém na memória recente dos adeptos arouquenses, pela qualidade do seu jogar durante as quatro temporadas que esteve em terras de Santa Mafalda, num total de 136 jogos, 19 golos e três assistências.
Contudo, no primeiro dia de agosto de 2023, o central brasileiro transferiu-se para o Santos FC, clube onde agora partilha balneário com Neymar, a troco de 2,5 milhões de euros, de acordo com informações veiculadas à data pela imprensa desportiva.
Apesar do valor em causa ser bastante importante para as contas do FCA, segundo a imprensa desportiva portuguesa e brasileira, o mesmo ainda não foi totalmente transferido para os cofres dos Lobos de Arouca.
Nos mercados de transferências de verão e inverno desta época, foi equacionado um regresso de Basso aos arouquenses, por empréstimo, como forma de abater a dívida em questão. Cenário que o próprio jogador confirmou, em entrevista à imprensa brasileira, admitindo, em dezembro de 2024, que “estava certo. A mala estava pronta, a passagem (bilhete de avião) estava quase comprada”.
O empréstimo nunca chegou a acontecer e, aparentemente, o cumprimento dos prazos de pagamento também não, daí o principal emblema arouquense ter apresentado uma queixa à Fifa.
João Basso, defesa central de 28 anos de idade, não tem sido opção regular no Santos, o que também explica o empréstimo ao Estoril em janeiro de 2024 e os rumores nas janelas de transferência que o associam ao FC Arouca e a outros clubes em Portugal.
Texto: Simão Duarte
Foto: FC Arouca
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.