“As sinfonias de Arouca” homenagearam o compositor e maestro Hermínio Teixeira

Concerto foi promovido pela BMA e Município

Realizou-se, no passado dia 21 de fevereiro, após ampla divulgação, o Concerto de apresentação da nova Orquestra Sinfónica da BMA (Banda Musical de Arouca), na Igreja do Mosteiro de Arouca.

O evento, além da primeira apresentação pública pela Orquestra, tinha como objetivo homenagear o compositor e maestro arouquense Hermínio Teixeira. Aí foram executadas duas sinfonias de sua autoria, e que tiveram estreia mundial, (pois nunca haviam sido executadas por qualquer outra Orquestra).

No intervalo das duas sinfonias foi executada uma obra a solo, concerto para Sax Alto e orquestra do compositor Alexander Glazunov, pela Solista Carolina Brandão.

Este é mais uma prova de vitalidade da Banda Musical de Arouca que, com este primeiro concerto sinfónico, ultrapassa o âmbito local e regional.

Esta foi, como referido, uma forma das duas entidades prestarem uma homenagem a este compositor e maestro, Hermínio Teixeira, nascido na freguesia de Urrô, que posteriormente emigrou para o Brasil, (onde estudou e se formou em Composição e Direção de Orquestra).

De recordar que este compositor e maestro, em tempos, doou todo o seu espólio musical à Câmara Municipal, encontrando-se ao dispor de quem o quiser consultar no arquivo da Biblioteca Municipal.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também