A submissão de propostas online para a 5ª edição do Orçamento Participativo de Arouca (OPA) iniciou-se no passado dia 7 de março. Estas deverão ser submetidas no site https://orcamentoparticipativo.cm-arouca.pt/ até ao próximo dia 6 de abril, com a votação online para eleger o projeto que irá transitar para fase de análise técnica agendada entre os dias 7 e 20 de abril.
Após esta recolha, como é hábito, irá ser executada a recolha presencial, a efetuar-se nos Encontros Participativos, que vão decorrer em abril e maio, em datas e locais que serão anunciados a seu tempo. As propostas em questão serão posteriormente submetidas a análise técnica e, por fim, levadas a votação pública, que se espera vir a decorrer em setembro. Os projetos vencedores vão ser efetuados pela Câmara Municipal em 2026.
O Município refere também que podem participar “todos os cidadãos maiores de 14 anos que tenham relação com o concelho, nomeadamente naturais, residentes ou os que exerçam atividade profissional ou estudem no território”.
Em nota de imprensa, o Município aponta o OPA como um promotor e um reforço da “participação ativa e o envolvimento da comunidade local no planeamento e desenvolvimento da sua região”, que contribui “para a educação cívica, permitindo aos munícipes integrar as suas preocupações pessoais para o bem comum, compreender a complexidade dos problemas e desenvolver atitudes, competências e práticas de participação, e aumentar a transparência da atividade da autarquia, contribuindo para reforçar a qualidade da democracia”.
Dar nota ainda de que o Município disponibiliza 60 mil euros do Orçamento Municipal (20 mil euros máximo, por projeto) para a execução do OPA.
Fotos: Município de Arouca
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.