Ambas as equipas proporcionaram um bom espetáculo
A conclusão da jornada 21 colocou frente a frente FC Arouca e Rio Ave, separados por dois pontos e duas posições na tabela. 1-1 foi o resultado final de um encontro bem disputado, onde dois lances de génio mantiveram tudo igual entre arouquenses e vilacondenses.
Relativamente ao último encontro, Vasco Seabra promoveu o regresso de Fontán para o lugar do castigado Popovic. Já Petit, no Rio Ave, promoveu dupla troca em relação ao último encontro da Liga (2-2 contra o Porto): Andreas Ndoj e André Luiz renderam Petrasso e Tiago Morais.
A partida arrancou com uma forte pressão dos Lobos de Arouca, que desde bem cedo procuraram causar mossa aos rioavistas. Corria o minuto 5 quando Trezza concluiu o primeiro lance de enorme perigo: solicitado por um cruzamento de Weverson, o extremo uruguaio não conseguiu encaminhar o esférico para a baliza.
A carga arouquense manteve-se em altas até à meia hora de jogo, porém, chegando ao ataque, a tomada de decisão, especialmente de Henrique Araújo, não era a mais eficaz, retirando todo o perigo a situações bastante perigosas. A mais flagrante pertenceu a Weverson, num lance em que o lateral entrou na área e rematou cruzado, com a bola a passar bem perto do poste esquerdo.
Da meia hora em diante, os vilacondenses começaram a ameçar Mantl, atacando principalmente pela faixa esquerda: aos 32’, Kiko Bondoso, com um remate cruzado em arco, e Vrousai, com um cabeceamento ao primeiro poste após um canto, obrigaram o guardião alemão a esmerar-se nas suas intervenções. Até ao intervalo, pelo meio de algumas paragens, o encontro foi-se partindo.
O frio que se fazia sentir em terras de Santa Mafalda transportou-se também para o jogar de ambas as equipas no início da segunda parte. Tanto os caseiros como os visitantes passaram os primeiros minutos com maior tranquilidade, sem tantas aproximações à área como no primeiro tempo.
O tempo tudo cura e, pela hora de jogo, a temperatura voltou a subir dentro de campo. Primeiro, foi Kiko Bondoso a tentar de novo a sua sorte, novamente sem sucesso. Sylla deu a resposta arouquense, na sequência de um canto, onde atirou de fora da área e fez a bola passar bem perto do poste direito.
Sentia-se que ambas as equipas precisavam de fazer algo diferente, disruptivo até, para balançar as redes. Aí, o laboratório de bolas paradas arouquense surpreendeu. Ao minuto 71, com Jason e David Simão junto da bola para a cobrança de um livre, todos esperavam o mais que previsível cruzamento direto. Mas, surpreendentemente, gerou-se uma eficaz e ousada troca de passes, que culminou com um míssil de Fontán para o fundo das redes. O lance passou pelo crivo do VAR por possível fora de jogo, mas a equipa de arbitragem acabou por validar o golo.
Até final, ambas as equipas deram tudo o que tinham e podiam ter marcado (especialmente os arouquenses), mas as temperaturas altas levaram a decisões pouco acertadas. Até que, na reta final do encontro, Tiago Morais apresentou-se totalmente inspirado e atirou um foguete para o canto superior esquerdo, não dando qualquer hipótese a Nico Mantl.
Com este empate a uma bola, FC Arouca e Rio Ave mantém-se nos mesmos postos da tabela. Na próxima jornada, os arouquenses deslocam-se ao terreno do Sporting, ao passo que os rioavistas vão receber o AFS.
Tempo de compensação: 2 minutos na primeira parte, na segunda.
Espetadores: 1245
Suplentes Arouca:
Valido(GR), A.Pinto, M.Rocha(DF), P.Santos, Loum(MD), Puche, D.Nandín, Mansilla, Jason(AT)
Ficaram de fora Galovic (lesão), Popovic (castigo), P.Moreira, Danté, Vinarcik, Yalçin (opção)
Suplentes Rio Ave:
M.Teixeira (GR), J.Pedro, Panzo(DF), Bakoulas, J.Novais, V.Gomes, J.Graça, (MD), Zoabi, T.Morais (AT)
Substituições Arouca:
67 – Saíram Trezza e Henrique.A, entraram Jason e Nandín
77 – Saíram Pablo e Fukui, entraram Puche e Pedro.S
85 – Saiu David.S, entrou Loum
Substituições Rio Ave:
63 – Saiu Andre.L, entrou Tiago.M
76 – Saíram Omar.R, Ole.P e Tiknaz, entraram João.P, João.G e João.N
85 – Saiu Martim.N, entrou Zoabi
Arbitragem:
Iancu Vasilica, Carlos.M, José.P e Flávio.L. No VAR, José Bessa e Hugo.S
Disciplina Arouca:
–
Disciplina Rio Ave:
Cartão amarelo a Clayton (57)
Equipas iniciais de FC Arouca e Rio Ave FC
Texto: Simão Duarte
Foto: Liga Portugal
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.