Terminou no passado dia 3 de fevereiro, à meia noite, o mercado de transferências de inverno em Portugal. O Discurso Direto vai-lhe fornecer agora a lista de transferências do FC Arouca, bem como o plantel completo que continuará até ao final desta época aos comandos de Vasco Seabra (ainda há mercados abertos noutros países, mas tudo indica que mais ninguém sairá do Arouca).
Entradas: Dylan Nandín, Brian Mansilla, Jakub Vinarcik e Taichi Fukui (em definitivo)
Foi a 6 de janeiro que Dylan Nandín, o primeiro reforço deste mercado, foi anunciado pelo FCA. O ponta de lança uruguaio veio do Racing, clube do seu país, num empréstimo com opção de compra. O novo camisola 23 dos Lobos de Arouca é visto como um avançado que tem evoluído bastante nos últimos anos, sendo caracterizado como explosivo, com bastante capacidade de arrancar e procurar os espaços vazios nas defesas adversárias. Apontam-lhe ainda como pontos fortes os atributos físicos, a movimentação no ataque e o empenho que revela dentro de campo.
Seguiu-se Brian Mansilla, também ele uruguaio e vindo de um clube do seu país (Peñarol). O jovem extremo canhoto chegou a terras de Santa Mafalda num empréstimo com opção de compra. De acordo com a imprensa desportiva, o FCA pagou cerca de 100 mil euros pelo empréstimo, com a cláusula de compra de cerca de 800 mil euros a ser obrigatória no caso do FCA garantir a manutenção e o atleta disputar 60% dos jogos.
A última vinda foi a de Jakub Vinarcik, jovem guardião eslovaco, também por empréstimo com opção de compra. O novo camisola 30, que mede 2,02 m, vem da Juventus e é visto por Vasco Seabra como “um guarda-redes com um potencial muito grande”.
Por último, referir que, no último dia, o FCA acionou a opção de compra de Taichi Fukui, que ficará ligado ao clube até 2028. De acordo com a imprensa desportiva, o FC Arouca pagou 1 milhão de euros ao Bayern. A imprensa aponta ainda que, no novo contrato, está incluída uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros.
Saídas: Quaresma, Thiago, Vitinho, Busquets, Marozau e Kouassi
O FCA consumou as saídas de vários jogadores que tinham pouco espaço. A 31 de dezembro, foram anunciadas as rescisões, por mútuo acordo, dos contratos com Quaresma e Thiago. Quaresma estava a cumprir a quinta temporada pelo clube, onde se destacou pela capacidade física, percorrendo com rapidez todo o flanco e a zona interior esquerda, porém, na época anterior, lesionou-se gravemente e nunca mais se afirmou. Já Thiago, que chegou em dezembro de 2022, esteve sempre na sombra dos guarda-redes titulares.
Seguiu-se a saída de Vitinho, também em rescisão amigável. À chegada, nos poucos jogos que fez, mostrou-se a bom nível, mas esteve quase sempre com lesões que o tiraram dos relvados durante longos períodos de tempo. O avançado bielorrusso Marozau foi emprestado ao Paços de Ferreira até ao final da época.
Por fim, as saídas de Busquets e Kouassi. Os dois médios defensivos já eram apontados pela imprensa desportiva como estando de saída no início da época. Busquets nunca mostrou totalmente e regularmente em Arouca toda a qualidade que lhe era apontada. Já Kouassi cumpriu sempre que jogou, mas foi perdendo espaço.
Plantel atual: 26 jogadores
GR: Mantl, Valido e J.Vinarcik
LD: Esgaio e A.Pinto
DC: Galovic, M.Rocha, Lamba, Fontán e Popovic
LE: Weverson e Danté
MD: Loum, P.Moreira, D.Simão, P.Santos, Fukui e Pablo
ED: Jason e Trezza
EE: Sylla, Puche e Mansilla
PL: Nandín, H.Araújo e Yalçin
Texto: Simão Duarte
Foto: FC Arouca
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.