“Presa no teu olhar” | Jovem arouquense Eliana Sousa lançou o seu primeiro livro

Sessão de lançamento ocorreu a 1 de fevereiro na Junta de Freguesia de S. Miguel do Mato

Ocorreu, no passado sábado, em S. Miguel do Mato, mais precisamente no edifício sede da Junta de Freguesia, a apresentação do primeiro livro da jovem escritora arouquense Eliana Sousa. No local, que esteve repleto de público, estiveram também presentes a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, a vice-presidente Cláudia Oliveira, amigos, familiares e até docentes da jovem autora.

Afirmando-se como jovem “sonhadora e idealista”, Eliana Sousa nasceu em 2005 (19 anos) e é natural de Arouca. Na apresentação da sua primeira obra, onde o DD também marcou presença, referiu que “aos 18 anos quando a inspiração lhe surgiu inesperadamente decidiu escrever o seu primeiro romance”. Aos presentes a jovem leu, de seguida, um trecho do romance “Presa no teu olhar”, adiantando que quando terminou de escrever o primeiro capítulo o enviou a uma amiga, que a incentivou a continuar tendo-o terminado alguns meses depois. Posteriormente colocou as suas professoras a par da novidade, e também os seus pais e restantes amizades. A autora acabou por enviar o seu trabalho para uma editora, que prontamente se disponibilizou a ajudar na sua edição. Eliana confidenciou na sessão, que foi mediada pela sua antiga professora de geografia Elisa Pinho e teve a análise de obra de Cátia Cardoso, que em dezembro passado iniciou as vendas do livro e recebeu feedbacks “bastante úteis” para a “construção” do próximo.

“Nem todas as palavras do mundo seriam capazes de mostrar o quão agradecida e feliz eu estou”

Paralelamente salientou que foi buscar força aos seus “pais e amigas”, que a apoiaram, e deu o conselho aos presentes de que para tudo na vida é “preciso coragem e determinação”. “Se pensarem em desistir não o permitam, e agarrem o vosso objetivo com ainda mais força.”

O seu maior desafio foi “gerir o tempo”, pois tentava escrever todos os dias, e teve de prescindir de muitas coisas para alcançar a sua meta. Eliana agradeceu à Câmara Municipal e à Junta o apoio e a presença dos elementos que os representaram, e a Cátia Cardoso e à Professora Elisa Pinho. “Nem todas as palavras do mundo juntas seriam capazes de mostrar o quão agradecida e feliz eu estou”, pode ler-se na publicação que Eliana Sousa fez na sua rede social Instagram, agradecendo às pessoas que estiveram no lançamento.

Margarida Belém, Presidente da Câmara de Arouca, realçou que não podia ter recusado o convite da jovem para estar presente porque o Município valoriza muito a “literatura”, e tem desenvolvido “um conjunto de iniciativas para estimular a escrita”. Além disso, ressalvou que “este gesto de exposição pública é um desafio e não deixa de ser um exemplo”.

Sobre a autora

Eliana Sousa é uma jovem sonhadora e idealista, natural de Arouca e nascida em 2005. Está a licenciar-se em Educação Básica, na Universidade de Aveiro. Adora crianças e animais, estando eles, muitas vezes representados em tudo o que faz. Aos 18 anos, quando a inspiração lhe surgiu inesperadamente, decidiu escrever o seu primeiro romance. Tendo ela encontrado talento nas palavras, não pensa parar de criar histórias.»

CAIXA

Sinopse

Sinopse: «Ruby afirmava ser a pessoa mais sortuda e feliz do mundo. Tem uma família perfeita e uma vida mais do que perfeita. Sabe aquilo que quer e onde pretende chegar com o seu sucesso.  Nada parece conseguir abalar a sua autoconfiança e a sua felicidade.

Infelizmente, a vida nem sempre nos regala com coisas boas. Por isso, após ver a sua vida perfeita, sofrer duas reviravoltas gigantescas, Ruby sente a necessidade de proteger aqueles que ama e posteriormente, desistir, para sempre, daquilo que mais lhe faz feliz.

Com o regresso a casa e a entrada do Luke, um badboy egocêntrico e extremamente irritante, na sua vida, Ruby começa a ver as coisas de uma forma diferente. Começa a aperceber-se de que ficar presa ao passado não é a solução para os seus medos e problemas. Apesar de todas as provocações e picardias, ambos encontram um meio-termo capaz de os fazer conviver um com o outro sem sentirem a necessidade de discutir a toda a hora.

Contudo, a mente e o coração nem sempre estão de acordo, levando-nos a percorrer caminhos desconhecidos e … talvez um pouco perigosos.

Terá esta equação de amor improvável uma solução?»

 

 

Capa da Obra “Presa no teu olhar”

 

Autora Eliana Sousa e Margarida Belém,Presidente da Câmara Muncipal de Arouca

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também