FC Arouca soube segurar a vitória na Choupana (1-2)

1ª parte com boa imagem no ataque, 2ª com 10 homens e uma defesa sólida

No início da tarde deste sábado, o FC Arouca deslocou-se à Choupana para defrontar o Nacional e venceu a partida por 1-2, dando boa sequência à bela forma e jogar que têm demonstrado. No 1º tempo houve bom registo ofensivo arouquense e no 2º seguraram a vantagem com um homem a menos desde a hora de jogo.

Relativamente ao último encontro, Tiago Margarido fez três trocas: Soumaré, Daniel Penha e Joel Tagueu entraram para os lugares de Matheus Dias, Chiheb Labidi e Isaac. No lado arouquense, Vasco Seabra apenas fez a troca forçada do castigado Fontán por Popovic.

Apesar do bom arranque dos da casa, que registaram as primeiras ameaças do jogo (Daniel Penha cabeceou para as mãos de Mantl e Joel Tagueu marcou, mas foi invalidado por fora de jogo no início do lance), foi o FC Arouca quem melhor esteve no primeiro tempo. Prova disso foi a reação imediata ao golo adversário anulado, já que imediatamente a seguir a este, os arouquenses inauguraram o marcador. Ao minuto 5, combinação pela esquerda de Sylla e Weverson, com o brasileiro a cruzar para o centro da área. Pablo, solto de marcação, teve tempo para tudo e não desperdiçou, estreando-se a marcar pelo FCA. Daí em diante, domínio da equipa de terras de Santa Mafalda, com Henrique Araújo a mostrar-se faminto por golos. Aos 8’, rematou em arco para fora, no minuto seguinte atirou com força à trave.

Depois de uma nova bala disparada por Fukui, aos 24’ o FCA beneficiou de uma grande penalidade, cometida por Zé Vítor, que impediu Henrique Araújo de disputar um cruzamento de Weverson. O próprio Henrique encarregou-se da cobrança e não vacilou, com a bola a ir para um lado e Lucas França para o outro. Nota também para uma chance de Sylla pouco após a meia hora de jogo, que foi negada com uma grande defesa de Lucas França.

Até ao intervalo, o Nacional foi procurando dar uma resposta ao resultado e conseguiu reduzir a desvantagem na compensação do primeiro tempo. Uma desconcentração da defensiva arouquense fez com que a bola sobrasse para Ulisses, que atirou para o fundo das redes. No minuto seguinte, uma grande intervenção de Mantl negou o que seria o golo do empate.

O segundo tempo arrancou pautado pelo equilíbrio (revelador do momento de forma de ambas as equipas), mas aos 60’ o filme do jogo mudou: Popovic foi imprudente, num pisão sobre Joel Tagueu. Inicialmente viu amarelo, mas o árbitro, chamado pelo VAR, mostrou-lhe o vermelho direto por “falta grosseira”. Com a expulsão e as substituições, o jogo partiu-se e o Nacional procurou aproveitar a vantagem numérica, algo que Vasco Seabra foi acautelando com as trocas.

Fechando-se num 5x3x1, com Loum a terceiro central, o FCA não deu espaços ao Nacional, que só conseguia rematar confortavelmente de fora da área, mas sem sucesso. Os arouquenses não se inibiram de tentar partir para o ataque, mas com Nandín sozinho contra “o mundo”, atacar tornou-se muito difícil.

Com a solidez defensiva em evidência, o FCA venceu e somou 22 pontos, estando agora separado por dois pontos dos adversários diretos. Na próxima jornada, recebem o Rio Ave.

Tempo de compensação: 2 minutos na primeira parte, 7 na segunda.

Suplentes Nacional:

R.Encarnação(GR), J.Aurélio, L.Santos(DF), M.Dias, C.Labidi, A.Sousa(MD), Fuki, Issac, Macedo(AT)

Suplentes Arouca:

Valido(GR), A.Pinto, M.Rocha(DF), Loum, P.Santos(MD), Nandín, Yalçin, Puche, Mansilla(AT)

Ficaram de fora Galovic (lesão), Fontán (5º amarelo), Jakub.V, Danté, Kouassi, P.Moreira (opção)

Substituições Nacional:

66 – Saiu Ulisses.R, entrou M.Dias

76 – Saíram Joel.T, B.Costa e D.Penha, entraram Isaac, Fuki e C.Labidi

87 – Saiu Garcia, entrou Macedo

Substituições Arouca:

64 – Saíram H.Araújo e Pablo, entraram Nandín e M.Rocha

71 – Saíram Fukui e Sylla, entraram Loum e P.Santos

82 – Saiu D.Simão, entrou Puche

Arbitragem:

Pedro Ramalho, Paulo.B, Miguel.M e Halim.S. No VAR, Manuel Oliveira e Ângelo.C

Disciplina Nacional:

Cartão amarelo a Zé Vítor(24), D.Penha(37), Ulisses(52), L.Esteves(71), Laabidi(86) e A.Sousa (90+8)

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a P.Santos (90+8), vermelho a Popovic(59)

Onzes titulares de CD Nacional e FC Arouca

Texto: Simão Duarte

Foto: Liga Portugal

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também