Sessão foi presidida pela secretária de estado Clara Marques Mendes
Decorreu no passado dia 17 de janeiro, sexta-feira, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca a Cerimónia de entrega de diplomas do Centro Qualifica ADRIMAG, que certificou 160 adultos de Arouca e Vale de Cambra.
O evento contou com a presença da presidente da ADRIMAG e do município de Arouca, Margarida Belém, do vice-presidente da ADRIMAG e presidente do município de Vale de Cambra, José Pinheiro, da representante da ANQEP Ana Cláudia Valente e da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.
A abertura da cerimónia foi iniciada por Margarida Belém que referiu ser “um enorme orgulho e satisfação” acolher em Arouca a “cerimónia de entrega dos diplomas no âmbito do centro qualifica da ADRIMAG”, pois foi um dia de celebrar o “esforço, a resiliência e a ambição de quererem ser profissionais mais competitivos” e “que nunca pararem de aprender sabendo que a aprendizagem é uma vantagem”. Referindo que vê o esforço destes adultos como “inspirador” deixou também um agradecimento “à equipa do centro qualifica pelo esforço para garantir que todos tenham acesso” a este serviço.
A autarca finalizou com um pedido à secretária de estado Clara Marques Mendes, para que, “no futuro, se possa rever e reforçar os orçamentos destes centros que são economicamente fundamenteis nos concelhos como o nosso de baixa densidade”.
José Pinheiro, vice-presidente da ADRIMAG, iniciou o seu discurso mostrando a sua gratidão à secretária de estado pela sua presença e ressaltou ainda que a entrega de certificados em questão e a quantidade de certificados entregues são “um sinal inequívoco da importância do centro qualifica na educação e formação de adultos”.
Ana Claúdia Valente, representante da ANQEP, foi a terceira a falar na abertura deste evento, e salientou o facto de que Portugal, “apesar do progresso bastante evidente nas gerações mais novas”, não conseguir ainda fazer a convergência das qualificações da população adulta”, ainda assim deu nota da quantidade de adultos que se esforçam para aprender e evoluir indicando que cerca de “um milhão e duzentos mil adultos que já passaram pelos centros qualifica”.
A fechar os discursos de abertura da cerimónia esteve Clara Marques Mendes, que felicitou a ADRIMAG realçando que acha extraordinário tudo o que esta entidade é e representa, “a articulação de municípios, a articulação de entidades”, “um projeto que é da coesão territorial”. A secretária de estado passou ainda a mensagem de que “nunca é tarde para aprender” e que podem contar com o governo de Portugal, dizendo que tem “todo o gosto” em estar presente e “conhecer os projetos” que são desenvolvidos cá.
Ana Margarida Alves
Fotos: Pedro Fontes
Margarida Belém
José Pinheiro a discursar
Ana Cláudia Valente
Clara Marques Mendes
O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.