FC Arouca viaja a Guimarães hoje, no arranque da segunda volta da Liga

Estando de volta aos lugares de descida (16º lugar), fruto da vitória inesperada do Nacional, o FC Arouca vai hoje à noite (20h30) a Guimarães defrontar os vitorianos no primeiro encontro da segunda volta, num duelo entre duas equipas separadas por 10 pontos e 10 lugares. Com os arouquenses a viverem o melhor momento da temporada (sete pontos nos últimos quatro jogos), o Vitória Sport Club vive um momento de instabilidade, fruto da troca de treinadores (Luís Freire, o terceiro técnico esta temporada, rendeu Daniel Sousa ao fim de três jogos) e da eliminação da Taça de Portugal diante do Elvas, equipa do Campeonato de Portugal.

O histórico de confrontos revela-nos uma vantagem vitoriana, pois nos 17 encontros, o Vitória SC venceu nove e o FC Arouca apenas três. Os restantes cinco jogos terminaram empatados. Nota ainda para uma pequena curiosidade: todas as vitórias do FCA foram conquistadas no Estádio D.Afonso Henriques, nunca tendo batido os vitorianos em terras de Santa Mafalda.

Na conferência de imprensa de antevisão, Vasco Seabra analisou o adversário e os momentos de forma com que ambas as equipas partem para este duelo e deu a conhecer os dois reforços uruguaios (Dylan Nandín e Brian Mansilla).

Estas foram algumas das palavras do técnico:

  • O que espera do encontro de amanhã e como poderá o FCA resgatar pontos num terreno sempre difícil?

“É verdade que é um terreno sempre difícil, joga com a envolvência também do estádio e do público. A verdade é que essa turbulência (do Vitória SC) tem sempre diversos prismas, diversas formas de podermos olhar para eles. Por um lado, é verdade que as trocas de treinadores afetam sempre a dinâmica do jogo, das ideias, daquilo que é pedido. Por outro lado, tem também o fator mental, que pelo menos nas primeiras semanas acaba sempre por mexer alguma coisa e há uma reação natural dos jogadores.

Por isso, nós sabemos que os jogadores do Vitória vão entrar focados, concentrados, com uma vontade muito grande logo de mostrarem aquilo que querem fazer. Nós temos que entrar logo desde o primeiro segundo com essa força, essa agressividade positiva do jogo. Procurarmos sermos muito estáveis defensivamente e termos a capacidade de ter bola e para poder criar frisson no último terço do Vitória. Esse é o momento que a gente vai procurar ter para o jogo, sabendo que vamos lidar com um adversário difícil, com muita qualidade. O treinador que entra também é conhecedor da Primeira Liga, está ciente daquilo que nós somos capazes de fazer.

Temos que nos superar, ser melhor que na semana passada para conseguirmos crescer no que temos vindo a fazer e continuarmos com este espírito de motivação e crença que temos agarrado nos últimos jogos, para que seja um início de segunda volta como a gente pretende, com mais pontos, alegria, paixão daquilo que a gente faz para terminarmos bem.”

  • Como se encontra de momento a equipa?

“Sentimos o grupo mais confiante e estável naquilo que faz, com e sem bola. O Dylan já trabalhou connosco estas duas semanas, o que já acrescentou uma competitividade diferente, o Henrique também voltou de lesão, é importante para ser mais uma opção no centro do ataque.

Todos conseguimos ter estas duas semanas sentindo que viemos de quatro jogos em que fizemos sete pontos, onde conseguimos também marcar mais golos. Tudo isso são dinâmicas importantes para nós, sabendo que crescemos também em termos de ideia de jogo, classificação, pontos. Tudo isso são fatores positivos que nos alavancam naquilo que a gente tem vindo a fazer e tornam o grupo mais forte, coeso e confiante.”

  • Como apresenta os reforços Dylan Nandín e Brian Mansilla?

“O Dylan é um jogador muito móvel, com capacidade para, em termos defensivos, pressionar. Tem uma dimensão física grande, é agressivo, forte. Também tem fisicamente capacidade para poder percorrer distância de alta intensidade, de registo, de choque. Depois, é um jogador também que tem uma vertente muito positiva de estar sempre ligado ao jogo, constantemente ligado à ficha, tem muita capacidade para atacar a profundidade e espaços. É muito forte dentro de área na busca de espaços e do golo. Acredito que é um jogador que nos vem trazer boas dores de cabeça à luta que temos com os outros dois, seja o Henrique ou o Guven.

O Brian é um jogador diferente, de corredor, que pode jogar tanto à esquerda como à direita. Tem imprevisibilidade, um para um ofensivo, também comprometido defensivo. Nós não tínhamos muitos esquerdinos na equipa, sentíamos que também precisávamos de acrescentar um jogador esquerdino para jogar tanto à esquerda como à direita e poder-nos dar variabilidade nas opções para o jogo e, ao mesmo tempo, que mantivesse o espírito competitivo.

São dois jogadores que nós acreditamos que já estão a começar de nos dar boas dores de cabeça, mais o Dylan, o Brian chegou há pouco tempo. O Dylan já está capaz, agora só está num momento de ganho de forma, porque estava parado há um mês, mas com muita velocidade está a compreender aquilo que a gente quer e capaz para lutar.”

  • Dylan Nandín e Brian Mansilla já poderão ir a jogo?

“Sim, já está capaz, vai ser convocado e está capaz de poder ajudar a equipa. O Brian ainda estamos à espera de documentações, acredito que vai poder estar disponível, mas ainda estamos em dúvida.”

Entretanto, após a conferência, Brian Mansilla já está inscrito na Liga e poderá ser convocado. Pedro Moreira e Galovic (este último possivelmente até março/abril) são os únicos que não poderão ir mesmo a jogo. O encontro, com arbitragem liderada por Miguel Nogueira, contará com uma boa adesão dos adeptos arouquenses, para os quais o clube repetiu a campanha de disponibilizar gratuitamente bilhete e transporte.

Onzes prováveis de Vitória SC e FC Arouca

Texto: Simão Duarte

Foto: Vitória SC

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também