Crença arouquense resgatou um precioso empate (2-2)

Depois de um primeiro tempo de excelência do adversário, o FCA superiorizou-se e dominou no segundo

No primeiro encontro da segunda volta e na estreia de Luís Freire no comando técnico do Vitória SC, o FC Arouca foi a Guimarães conquistar o empate (2-2). Após um primeiro tempo de domínio adversário, os arouquenses reuniram forças ao intervalo e agigantaram-se no segundo tempo, tendo disputado até ao final um possível terceiro golo e respetiva vitória.

Relativamente à partida anterior da Liga, Luís Freire viu-se forçado a fazer quatro alterações: Alberto Baio (saiu para a Juventus), João Mendes (por quinto amarelo), Manu Silva (em negociações avançadas para sair) e Jorge Fernandes foram substituídos por Zé Carlos, Maga, Handel e Borevkovic. Vasco Seabra manteve o mesmo onze que venceu no Bessa.

O primeiro tempo arrancou com ascendente dos da casa, que ao minuto 10 registaram o primeiro lance de perigo. Seria um prenúncio do que viria precisamente 10 minutos depois. Ao minuto 20, na sequência de um pontapé de canto, Tiago Silva colocou sublimemente de trivela a bola no segundo poste, onde o jovem Dieu Michel saltou mais alto que a marcação e encostou para o 1-0. Daí em diante, perante uma reação pouco afoita dos arouquenses, os conquistadores procuraram logo dilatar a vantagem. Samu, aos 28’, esteve bem perto disso. Yalçin esboçou a primeira oportunidade dos Lobos de Arouca aos 33 minutos, porém Varela, atento, defendeu.

20 minutos depois do primeiro golo, o Vitória voltou a colocar a bola no fundo das redes defendidas por Mantl. Pela direita, Kaio César encarou Weverson e, já dentro da área, cruzou para o segundo poste, onde Nuno Santos soltou-se da marcação de Esgaio, enganando o lateral, e encostou para o 2-0. Daí até ao intervalo, só na compensação é que o Arouca apareceu. Aos 45+1’, após um canto, Pablo atirou com força para defesa de Varela e, na sobra, Esgaio atirou à malha lateral.

Para buscar um outro resultado, o Arouca necessitava de entrar de cara lavada no segundo tempo e dar sequência ao bom período revelado no final do primeiro tempo. Vasco Seabra trocou Sylla por Jason mas, mesmo sem contar com o principal marcador da equipa, o ataque arouquense esteve produtivo. Aos 51, muito bem servido por David Simão (um dos vários passes de excelência que o capitão arouquense meteu), Trezza tentou o chapéu, mas, já em queda, fez a bola levantar muito, passando por cima da baliza. Cinco minutos depois, o golo: Esgaio aproveitou da melhor forma a passividade de Borevkovic na primeira fase de construção e, numa situação favorável de 2 para 1, escolheu rematar cruzado e com força, algo que deu o 2-1.

Nitidamente melhor que a imagem dada no primeiro tempo e melhor até que os vitorianos, os arouquenses continuaram a procurar o empate do golo em diante. Já com Nandín e Fukui em campo, o jovem médio nipónico desferiu um balázio aos 64 minutos, o qual exigiu uma grande defesa de Bruno Varela. A raça arouquense manteve-se e, num lance cheio de confusão, Chico Lamba marcou o empate. Numa segunda bola de um canto, o cruzamento de David Simão passou por toda a gente e sobrou para Lamba que, mesmo adiantado, fez o golo. O lance passou pelo crivo do VAR, que validou-o.

O FCA manteve o domínio até à altura da compensação, onde os da casa voltaram a aparecer. Ainda assim, sem grande perigo, ao contrário dos arouquenses, que até ao apito final continuaram a dar tudo. O possível terceiro golo não surgiu, também devido a algum desperdício do ataque, mas o empate a duas bolas assentou igualmente bem, fruto da grande primeira parte do Vitória e respetiva grande segunda parte do Arouca.

Com este resultado, o FCA volta a sair dos lugares de descida, estando provisoriamente em 14º lugar, com 16 pontos. Na próxima jornada, regressam a terras de Santa Mafalda para receber o Moreirense na próxima sexta (dia 24), pelas 20h15.

Tempo de compensação: 1 minuto na primeira parte, 8 na segunda.

Espetadores: 13916

Suplentes Vitória:

Charles (GR), Villanueva, R.Silva (DF), D.Sousa, Arcanjo, J.Mendes, M.Cruz (MD), Chuchu, N.Oliveira (AT)

Suplentes Arouca:

Valido (GR), Popovic, A.Pinto (DF), Loum, Sylla, Fukui (MD) H.Araújo, Puche, D.Nandín (AT)

Ficaram de fora P.Moreira, Galovic (lesão) Kouassi, Busquets, Danté, Mansilla, M.Rocha

Substituições Vitória:

66 – Saiu T.Silva, entrou J.Mendes

75 – Saiu N.Santos, entrou N.Oliveira

81 – Saíram Samu e Zé Carlos, entraram Arcanjo e M.Cruz

Substituições Arouca:

Intervalo – Saiu Jason, entrou Sylla

58 – Saíram P.Santos e Yalçin, entraram Fukui e D.Nandín

75 – Saiu Trezza, entrou Puche

90 – Saiu Pablo, entrou H.Araújo

Arbitragem:

Miguel Nogueira, Pedro.M, Nuno.P, Luís.F. No VAR, Rui.O e Jorge.F

Disciplina Vitória:

Cartão amarelo a Kaio.C (45)

Disciplina Arouca:

Cartão amarelo a Weverson (80), Mantl (85), Nandín (91)

 

Equipas iniciais de Vitória SC e FC Arouca

Texto: Simão Duarte

Foto: Liga Portugal

sobre o autor
Simão Duarte
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Comentários
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também